PALAVRA-CHAVE BUSCADA
12 resultados encontradosTipo de Documento
ITENS DO OBSERVATÓRIO
(In)visíveis? crianças quilombolas e a necropolítica da infância no Brasil
- 12/2020
- CEDOC
Neste artigo, analisa-se a invisibilidade em torno das condições de vida das crianças quilombolas no contexto da pandemia da Covid-19, a partir da constatação da omissão do Estado na implementação de políticas públicas de proteção e defesa das vidas em seus territórios. Diante da ausência de dados sobre os efeitos da pandemia na vida das crianças quilombola...
Educação escolar quilombola: entre silenciamentos e produção de ausências
- 12/2020
- CEDOC
Neste artigo, analisa-se o cotidiano escolar, objetivando refletir sobre as razões que tornam o currículo de escolas quilombolas uma ferramenta de silenciamento e de produção de ausências. Além disso, procura-se provocar outras discussões e tensionar as práticas curriculares.
Educação escolar quilombola no Maranhão: análise de uma experiência
- 10/2020
- CEDOC
Neste artigo, analisa-se a educação escolar no Quilombo Alto Brasil, Boa Vista, em Cururupu, Maranhão. Constatou-se que a educação para as populações quilombolas se insere nas discussões sobre a educação do campo brasileira, ela é um movimento conquistado a partir de vários sujeitos, dentre eles, os movimentos sociais camponeses, assim como resultante de m...
Educação escolar quilombola: relatos de experiência docente
- 06/2020
- CEDOC
Neste artigo, apresenta-se a experiência de formação de professores que atuam em uma escola quilombola em Nordestina, interior da Bahia. Relata-se o processo formativo de professores(as), destacando modos de fazer curriculares em suas relações e tensões com as comunidades quilombolas do entorno. O artigo propõe que as dificuldades no tratamento de questões ...
Conhecimentos tradicionais e o ensino de Ciências na Educação Escolar Quilombola: um estudo etnobiológico
- 12/2019
- CEDOC
Este artigo tem por objetivo identificar, com base na etnobiologia, como estudantes de uma escola pública e quilombola localizada no Município de Goiana/PE, conhecem e representam a biodiversidade de sua comunidade, e descrever como esses conhecimentos ajudam no ensino de Ciências, por meio do diálogo intercultural. Os resultados indicam que os estudantes d...
Educação escolar quilombola no Brasil: uma análise sobre os materiais didáticos produzidos pelos sistemas estaduais de ensino
- 04/2019
- CEDOC
O artigo tem como objetivo analisar materiais didáticos de Educação Escolar Quilombola produzidos por diferentes sistemas de ensino estaduais no país, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais. Os resultados apontam que os materiais apresentaram uma discussão muito restrita e vaga das categorias de análise escolhidas, com abordagens superficiais sobre a h...
Prática pedagógica em escolas de comunidades quilombolas: ações afirmativas na perspectiva de educação e diversidade
- 12/2018
- CEDOC
O artigo tem por objetivo analisar a prática pedagógica desenvolvida pelos professores das escolas em Comunidades Quilombolas, de modo a compreender a prática na relação com os pressupostos da didática, no contexto do movimento de educação e diversidade e com vistas às diretrizes da educação quilombola. Os resultados mostram que nessas escolas a prática doc...
Educação de jovens e adultos na Comunidade Quilombola do Cafundó
- 12/2018
- CEDOC
Neste artigo, objetiva-se discutir a educação e indicar sua precarização na Comunidade Quilombola do Cafundó, localizada em Salto de Pirapora, na região de Sorocaba (SP), Brasil. Observa-se na comunidade a busca pela manutenção de costumes e tradições, oriundos de seus ancestrais. Verifica-se também a necessidade de implantação de novas políticas educaciona...
Relações étnico-raciais e educação nas comunidades quilombolas
- 09/2018
- CEDOC
Neste artigo, busca-se conhecer as vivências juvenis de homens e mulheres em duas comunidades quilombolas localizadas no interior de Pernambuco, Castainho e Estivas. A discussão dos resultados teve como foco questões da educação nessas comunidades, especialmente os fatores que dificultam a continuidade da escolarização: as jovens por necessidade de trabalha...
Os desafios da educação quilombola no Brasil: o território como contexto e texto
- 06/2017
- CEDOC
O objetivo do artigo é analisar o significado e as formas que a educação pode assumir no contexto da singularidade territorial quilombola. Reflete-se sobre a necessidade de processos educacionais que construam ações de reconhecimento dos sujeitos nos territórios quilombolas, com pedagogias significativas que articulem o enraizamento e a revelação da sua ide...
Educação escolar quilombola e formação docente
- 12/2016
- CEDOC
Neste artigo, apresenta-se o relato de experiência decorrente da realização do curso de Formação de Professores de Comunidades Remanescentes de Quilombo, que foi desenvolvido no Pela Universidade Federal de Mato Grosso, por intermédio do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (Nepre). Objetiva-se contribuir com o debate sobre formaç...
Educação Escolar Quilombola: reafirmação de uma política afirmativa
- 07/2016
- CEDOC
O artigo tem por objetivo evidenciar a Educação Escolar Quilombola como uma política pública afirmativa, balizada nos referenciais da ancestralidade quilombola, na construção de um currículo lastreado pelo respeito e reconhecimento dos saberes tradicionais. Destaca a necessidade de observar duas questões cruciais: elaborar um currículo escolar que fortaleça...