Artigo

Conhecimentos tradicionais e o ensino de Ciências na Educação Escolar Quilombola: um estudo etnobiológico

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar, com base na etnobiologia, como estudantes de uma escola pública e quilombola localizada no Município de Goiana/PE, conhecem e representam a biodiversidade de sua comunidade, e descrever como esses conhecimentos ajudam no ensino de Ciências, por meio do diálogo intercultural. Os resultados indicam que os estudantes detêm conhecimentos tradicionais ligados ao ambiente em que vivem e que estabelecem relações diretas com os saberes científicos na escola.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 12/2019
  • Autor(es): Silva, Joaklebio Alves da | Ramos, Marcelo Alves
  • Local de publicação: Porto Alegre
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1518-8795
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://pdfs.semanticscholar.org/c1f8/74384de21e8d1159eac1cd3ebb0eb49c69f8.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 20/06/2021
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 26 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial