Este artigo tem por objetivo identificar, com base na etnobiologia, como estudantes de uma escola pública e quilombola localizada no Município de Goiana/PE, conhecem e representam a biodiversidade de sua comunidade, e descrever como esses conhecimentos ajudam no ensino de Ciências, por meio do diálogo intercultural. Os resultados indicam que os estudantes detêm conhecimentos tradicionais ligados ao ambiente em que vivem e que estabelecem relações diretas com os saberes científicos na escola.
Conhecimentos tradicionais e o ensino de Ciências na Educação Escolar Quilombola: um estudo etnobiológico
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2019
- Autor(es): Silva, Joaklebio Alves da | Ramos, Marcelo Alves
- Local de publicação: Porto Alegre
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Editora)
- Identificadores: ISSN 1518-8795
- Fonte: Abre em uma nova guia https://pdfs.semanticscholar.org/c1f8/74384de21e8d1159eac1cd3ebb0eb49c69f8.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 20/06/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 26 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial