O artigo tem como objetivo analisar materiais didáticos de Educação Escolar Quilombola produzidos por diferentes sistemas de ensino estaduais no país, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais. Os resultados apontam que os materiais apresentaram uma discussão muito restrita e vaga das categorias de análise escolhidas, com abordagens superficiais sobre a historiografia do negro no Brasil e com pouca visibilidade e/ou participação das comunidades quilombolas na elaboração e/ou produção.
Educação escolar quilombola no Brasil: uma análise sobre os materiais didáticos produzidos pelos sistemas estaduais de ensino
Sobre o documento
- Data de publicação: 04/2019
- Autor(es): Custódio, Elivaldo Serrão | Foster, Eugênia da Luz Silva
- Local de publicação: Curitiba
- Instituição(ões) relacionada(s): Setor de Educação (Editora)
- Identificadores: ISSN 0104-4060
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/er/a/wMFtTxy85YmbvDmsHpqHGJK/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 20/06/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 19 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição