Artigo

Prática pedagógica em escolas de comunidades quilombolas: ações afirmativas na perspectiva de educação e diversidade

RESUMO

O artigo tem por objetivo analisar a prática pedagógica desenvolvida pelos professores das escolas em Comunidades Quilombolas, de modo a compreender a prática na relação com os pressupostos da didática, no contexto do movimento de educação e diversidade e com vistas às diretrizes da educação quilombola. Os resultados mostram que nessas escolas a prática docente busca se aproximar da cultura das comunidades, associando o conhecimento escolar à cultura quilombola, ainda que em atividades eventuais.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 12/2018
  • Autor(es): Menezes, Dalva de Araújo | Martins, Pura Lúcia Oliver | Romanowski , Joana Paulin
  • Local de publicação: Salvador
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade do Estado da Bahia (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0104-7043
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5669/3614
  • Data de Acesso à Fonte: 18/06/2021
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 16 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial

ITENS RELACIONADOS

Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade