Artigo

Os desafios da educação quilombola no Brasil: o território como contexto e texto

RESUMO

O objetivo do artigo é analisar o significado e as formas que a educação pode assumir no contexto da singularidade territorial quilombola. Reflete-se sobre a necessidade de processos educacionais que construam ações de reconhecimento dos sujeitos nos territórios quilombolas, com pedagogias significativas que articulem o enraizamento e a revelação da sua identidade e que atribuam valor ético e político ao processo educacional para que se modifiquem não somente os currículos, mas a cultura escolar.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 06/2017
  • Autor(es): Carril, Lourdes de Fátima Bezerra
  • Local de publicação: Rio de Janeiro
  • Instituição(ões) relacionada(s): Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1413-2478
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/rbedu/a/L9vwgCcgBY6sF4KwMpdYcfK/?lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 17/06/2021
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 26 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição

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Revista Brasileira de Educação