O objetivo do artigo é analisar o significado e as formas que a educação pode assumir no contexto da singularidade territorial quilombola. Reflete-se sobre a necessidade de processos educacionais que construam ações de reconhecimento dos sujeitos nos territórios quilombolas, com pedagogias significativas que articulem o enraizamento e a revelação da sua identidade e que atribuam valor ético e político ao processo educacional para que se modifiquem não somente os currículos, mas a cultura escolar.
Os desafios da educação quilombola no Brasil: o território como contexto e texto
Sobre o documento
- Data de publicação: 06/2017
- Autor(es): Carril, Lourdes de Fátima Bezerra
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Editora)
- Identificadores: ISSN 1413-2478
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/rbedu/a/L9vwgCcgBY6sF4KwMpdYcfK/?lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 17/06/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 26 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição