O artigo tem por objetivo evidenciar a Educação Escolar Quilombola como uma política pública afirmativa, balizada nos referenciais da ancestralidade quilombola, na construção de um currículo lastreado pelo respeito e reconhecimento dos saberes tradicionais. Destaca a necessidade de observar duas questões cruciais: elaborar um currículo escolar que fortaleça e desenvolva as vozes do próprio grupo quilombola e entrelaçar os conteúdos escolares com os saberes históricos e cotidianos quilombolas.
Educação Escolar Quilombola: reafirmação de uma política afirmativa
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 07/2016
- Autor(es): Soares, Edimara Gonçalves
- Local de publicação: Curitiba
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - Sul (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/eixo16_EDIMARA-GON%C3%87ALVES-SOARES.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 17/06/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 13 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados