Desafio
Possíveis causas
Um problema estrutural como a baixa aprendizagem, influenciado tanto por fatores externos quanto internos, não será resolvido com apenas uma ação pontual, no âmbito da escola. Tampouco é possível identificar uma causa única para um fenômeno tão complexo. Por essa razão, um primeiro passo importante é fazer um diagnóstico amplo para identificar possíveis causas em cada contexto. Muitas das soluções apresentadas pelas escolas neste banco partem de um processo constante de escuta coletiva.
Para cada causa identificada existem soluções específicas que, segundo relato dos educadores que compartilharam suas práticas neste banco, foram bem-sucedidas em seus contextos. Há, por exemplo, ações que focam especificamente em práticas pedagógicas. Muitas escolas relataram a mobilização dos próprios jovens para ajudar os colegas de menor desempenho, contribuindo para reduzir as desigualdades (veja também na seção inicial desta plataforma um desafio específico sobre redução de desigualdades de aprendizagem). Outras identificaram que o problema era mais grave em determinada disciplina, criando soluções específicas. Outras trataram de temas mais amplos, como a motivação dos jovens para estudar ou com o trabalho para elevar expectativas de todos. Há também soluções que buscam principalmente envolver as famílias ou melhorar o acolhimento e o clima escolar.
Portanto, resta claro que, por se tratar de um desafio tão complexo, a questão da baixa aprendizagem dos alunos necessita de uma estratégia ampla, que combine um conjunto de iniciativas coletivas combinadas de forma coerente e harmônica. No entanto, os exemplos relatados pelas escolas nesta seção mostram que é possível, no âmbito da gestão escolar, dar passos que efetivamente contribuam para enfrentar o problema.
Soluções em destaque para esse desafio
Outras soluções para esse desafio
Aulas de reforço online
Durante a pandemia, ao perceber que os alunos não estavam realizando as atividad...
Saiba maisAlunos organizando grupos de estudos e 'aulões'
Ana Gomes, estudante do EEET Prof. Anísio Teixeira (Marabá-PA) descreve prática ...
Saiba maisMudança na disposição das salas de aula
A gestora Antônia da Silva Lima relata uma prática simples, mas que trouxe resul...
Saiba maisCriação de salas-ambiente
A gestora do C. E. João XXIII (Ceres-GO), Edinalva Souza Máximo Alves, fala dos ...
Saiba maisMetas de aprendizagem para alunos
Melhorar a aprendizagem é uma preocupação constante na escola Monsenhor Waldir L...
Saiba maisTutoria e clubes de interesse
Os alunos da Escola Estadual Augusto Xavier de Góis, no município de Ceará-Mirim...
Saiba maisReforço e monitoria no 1º ano
Na Unidade Escolar Dona Rosaura Muniz Barreto (São Miguel do Tapuio-PI), os prof...
Saiba maisProfessores apadrinhando alunos
Alunos do último ano do ensino médio costumam estar expostos a todo tipo de pres...
Saiba maisGincana com foco no 1º ano do ensino médio
Ao constatar que os alunos do 1º ano do ensino médio apresentavam baixos índices...
Saiba maisSalas para cada disciplina
As aulas na EEEFM São Jorge, no município de Brejetuba (ES), eram pouco interess...
Saiba maisCélulas de aprendizagem colaborativa
Para diminuir os índices de reprovação na 1ª série do Ensino Médio, a escola Gui...
Saiba maisEscuta ativa e oficinas pedagógicas
A equipe gestora da escola Francisco de Assis Pinheiro (RN) elaborou um question...
Saiba maisCriação de um sexto tempo
Inspirada numa ação vista em outra escola, o núcleo gestor da E. E. E. P. Adrian...
Saiba maisReuniões quinzenais e diário de estudantes
A diretora Renata Kelly Amorim e a coordenadora pedagógica Daniela Severo relata...
Saiba maisVisualização de dados de aprendizagem
Evelise Ribeiro da Silveira, diretora da E. E. Olinda Conceição Teixeira Bacha (...
Saiba maisMonitoria e aulas de reforço
A diretora da E. E. Professor José Mesquita de Carvalho (Belo Horizonte-MG), Cyn...
Saiba maisAulas de reforço
Ramon Sant’ana Barcellos, diretor, e Vinícius Loureiro Castoldi, estudante da E....
Saiba maisAlunos 'adotando' alunos
Fernando Fernandes, diretor da E. E. M. Padre José Augusto Régis Alves (Jaguaret...
Saiba maisCriar rotina de estudos
Liane Maria Bravim Catelar, gestora da E. E. E. F. M. Victorio Bravim (Marechal ...
Saiba maisReflexão sobre projeto de vida
A escola Guarapari (ES) identificou que os alunos estavam desmotivados e com bai...
Saiba maisGrupos heterogêneos de estudos
Na E. E. E. F. M. Águia Branca (Águia Branca-ES ), os estudantes se queixavam de...
Saiba maisFormação de alunos monitores
Os altos índices de reprovação na escola Cipriano Vieira de Sá (Pajeú do Piauí-P...
Saiba maisMonitoria em matemática
A pedagoga Rosali Rauta Salle e os estudantes Gabriel Miranda Rutsaz e Camila Ba...
Saiba maisAção para saúde mental dos estudantes
A saúde mental dos alunos preocupava os educadores da EEEM Nossa Senhora de Lour...
Saiba maisSala de aula invertida
Para melhorar os resultados de aprendizagem da C. E. Castro Alves (Goiânia-GO), ...
Saiba maisRodas de conversa para rever metodologias
Havia muitos conflitos entre estudantes e professores em algumas disciplinas na ...
Saiba maisPesquisa de satisfação com estudantes
Carolina dos Santos, gestora da E. E. E. F. M. Maria de Novaes Pinheiro (Viana-E...
Saiba maisSensibilização, gincana e atenção aos mais vulnerá...
Na escola E. E. M. Prof. Maria Afonsina Diniz Macêdo (Várzea Alegre-CE) foi conc...
Saiba maisAcompanhamento constante do desempenho para evitar...
A equipe gestora e docente do C. E. Deputado José Alves de Assis (Mineiros-GO) d...
Saiba maisMudanças em práticas pedagógicas e núcleo de Busca...
Na E. E. M. Elza Gomes Martins (Pedra Branca-CE) , o diagnóstico principal da eq...
Saiba maisTrabalhar autoestima dos alunos com famílias
Os gestores e professores da escola Professor Jociê Caminha de Menezes (Fortalez...
Saiba maisTem uma solução?
Conte aqui!