Gerando pertencimento com o Projeto Acolhimento
Resumo da solução
Na escola Vila Nova de Colares (Serra-ES) a falta do sentimento de pertencimento à escola, especialmente entre os estudantes em situação de vulnerabilidade, foi identificada como uma das causas dos problemas de evasão e aprendizagem. Foi então criado o Projeto Acolhimento, no qual toda a equipe escolar, do diretor ao vigilante, recebe calorosamente os estudantes, propondo dinâmicas entre funcionários e educandos,com o objetivo de criar um ambiente positivo e um sentimento de família. Estudantes com defasagem de aprendizagem passaram a receber aulas de reforço. Para monitorar o risco de evasão, foi utilizada uma Ficha de Acompanhamento Individual, alimentada por pedagogos que receberam relatórios dos estudantes faltosos, para que a escola entrasse em contato com as famílias. Também foram propostas reuniões de pais com até 40 participantes, visando atendimento personalizado. Com o apoio ampliado das famílias, os estudantes tornaram-se mais engajados, a evasão caiu a zero, e os resultados de aprendizagem melhoraram.
Depoimento completo:
Para que a escola cumpra seu papel social de promover educação de qualidade, a equipe gestora identificou como desafio a permanência dos estudantes na instituição. A partir disso, foi realizada uma grande discussão sobre o tema, focando nas particularidades da unidade de ensino, e a meta foi incluída no plano de ação. No ano de 2015, a taxa de evasão da escola foi de 15,9% no Ensino Médio, um grave problema que precisava ser enfrentado.
Foi identificada como causa principal da evasão a falta do sentimento de pertencimento à comunidade escolar. O bom ambiente tem papel importante para manter os estudantes que estão em risco de abandono, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade e que não contam com suporte familiar.
A escola buscou desenvolver ações para que os estudantes se sentissem mais acolhidos e valorizados. Foi criado, então, o Projeto Acolhimento, no qual toda a equipe escolar, do diretor ao vigilante, recebe calorosamente os estudantes, propondo dinâmicas entre funcionários e educandos com o objetivo de criar um ambiente positivo e um sentimento de família. O diálogo também é uma peça-chave e mostra aos estudantes que eles são importantes. O protagonismo juvenil é promovido com o Conselho de Líderes, em que alguns estudantes atuam como cogestores da escola.
No aspecto pedagógico, houve a adoção da tecnologia em sala de aula, a exemplo do uso de recursos do Programa Sedu Digital. Os estudantes com defasagem de aprendizagem passaram a receber aulas de reforço nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática para atingir o nível dos demais e, assim, aumentaram seu rendimento.
Para monitorar os estudantes que estão em risco de evasão escolar, é utilizada a Ficai (Ficha de Acompanhamento Individual), alimentada por pedagogos que recebem relatórios dos estudantes faltosos, para que a escola entre em contato com as famílias e evite as faltas.
Também foram propostas reuniões de pais com até 40 participantes, visando atendimento personalizado, com o objetivo de estabelecer acordos, informar sobre questões disciplinares e sobre projetos desenvolvidos pela escola. Com o apoio ampliado das famílias, os estudantes tornaram-se mais engajados.
Após resultados insatisfatórios no Idebes 2016 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Espírito Santo), foi elaborado o Plano de Redesenho Curricular: todos os professores passaram a trabalhar conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática associados às suas disciplinas específicas para contemplar os estudantes que se encontravam abaixo do básico na escala de proficiência.
Em 2015, a taxa de evasão no Ensino Médio foi de 15,9%. Como resultado das diversas ações, no ano de 2016 este número caiu para 1,1%. Em 2017, este índice foi zero.
Manter os estudantes na escola continua sendo uma missão, e o desafio é proporcionar equidade em todos os níveis, envolvendo-os nos processos de aprendizagem. Associado a isso, também é necessário manter o engajamento de todos os profissionais, uma vez que foram os principais responsáveis pelo sucesso.
Depoimento por: Ramon Sant’Ana Barcellos (gestor0, Samara Cristina Zupeli Babilon (coordenadora pedagógica), Ziza Beatriz Festa Belich (professora)
Instituição: Escola Vila Nova de Colares )
TEMAS TRABALHADOS:
Evasão escolar; Clima escolar; Infrequência; Desempenho escolar
Para saber mais sobre o tema:
Esta solução faz parte do Caderno de Boas Práticas em Gestão Escolar do Espírito Santo (2018)
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