Ilustração
Desafio: Veja soluções que melhoraram a aprendizagem no ensino médio

Tutoria e clubes de interesse

Resumo da solução

Os alunos da Escola Estadual Augusto Xavier de Góis, no município de Ceará-Mirim (RN), demonstravam apatia não só em relação aos estudos, mas também aos seus próprios projetos de vida. A equipe pedagógica lançou mão, então, de estratégias para despertar o interesse pela vida escolar, dando atenção ao lado emocional. Os alunos contam com o apoio de tutores e podem se tornar monitores nas disciplinas, além de líderes de clubes. O resultado é que os jovens passaram a se dedicar mais às atividades da escola e suas notas melhoraram, inclusive em matemática e ciências da natureza.

Depoimento completo:

A apatia demonstrada pelos jovens, não só em relação aos estudos, mas também quanto aos seus projetos de vida, gerava inquietação na equipe pedagógica. Para driblar o problema, foram desenvolvidos métodos e ações, com o objetivo de propiciar o envolvimento efetivo dos jovens na vida escolar.

Foram elaboradas estratégias para aproximá-los dos conteúdos do currículo e melhorar as relações escolares, focando no reforço emocional necessário para o aprendizado. Além de despertar o interesse dos estudantes, a prática visa aumentar o rendimento deles em sala de aula.

Toda a comunidade escolar participou do processo. No que diz respeito aos professores, toda semana o grupo planeja, avalia e ajusta as estratégias mais eficientes para desenvolver o interesse e a participação dos estudantes. Concomitantemente, vínculos de confiança e empatia são estabelecidos entre os estudantes e a equipe pedagógica, nos momentos de tutoria. Todo profissional da escola é também tutor de estudantes. E os estudantes se tornam monitores de disciplinas, além de líderes de clubes de protagonismo, o que efetivamente faz deles atuantes e colaboradores do processo de ensino-aprendizagem.

Antes da implementação do projeto, os estudantes apresentavam baixo rendimento nas aulas e notas abaixo da média, havia pouca ou nenhuma empatia na relação entre os jovens e os professores, e as faltas eram constantes. O problema foi discutido durante os momentos de planejamento coletivo e motivou a equipe pedagógica a se empenhar no alinhamento de práticas pedagógicas para saná-lo.

Atualmente, a maior parte dos estudantes está acima da média. Percebe-se que eles passaram a se dedicar mais após entenderem que os conteúdos são úteis e possuem conexão com seu cotidiano. Eles desenvolveram uma melhor compreensão a respeito do valor da escolarização e de seu papel cidadão na sociedade. Agora, veem a escola como algo importante e capaz de mudar suas vidas para melhor. Como resultado, as notas melhoraram, principalmente nas disciplinas mais críticas, como Matemática e Ciências da Natureza.

Além disso, os professores conhecem melhor o contexto social dos estudantes e seus projetos de vida, de modo que podem orientá-los em seus planos de futuro. As faltas ainda acontecem, mas diminuíram drasticamente. Com o desenvolvimento dessa prática, a expectativa é de que os índices melhorem, inclusive nas avaliações externas, como Saeb e Simais, e que aumente o número de estudantes aprovados nas universidades públicas do Estado.


Depoimento por: Patricia da Silva Laurentino Oliveira (vice-gestora)
Instituição: E. E. Augusto Xavier de Góis )

TEMAS TRABALHADOS:

Desempenho escolar; Motivação; Protagonismo juvenil; Clima escolar

Para saber mais sobre o tema:

Esta solução faz parte do Caderno de Boas Praticas em Gestão Escolar do Ceará (2019)

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

Ela está bem explicada?

Esta é uma solução que poderia ser replicada em sua escola?

Esta solução foi útil para você?