Ilustração
Desafio: Veja soluções que melhoraram a aprendizagem no ensino médio

Salas para cada disciplina

Resumo da solução

As aulas na EEEFM São Jorge, no município de Brejetuba (ES), eram pouco interessantes e nada inovadoras. Os alunos estavam desmotivados e com déficit de aprendizagem. A saída foi repensar a prática de ensino, criando salas de aula específicas para cada disciplina. Os professores tiveram liberdade de organizar e equipar seu espaço. A escola passou a utilizar também recursos tecnológicos, como grupos de WhatsApp e aplicativos para aulas de reforço e atividades pedagógicas. O desempenho dos alunos nas avaliações internas e externas teve um considerável crescimento em língua portuguesa e matemática.

Depoimento completo:

Ao observar a rotina escolar, percebeu-se que, em geral, os professores deixavam de fazer uso de recursos para enriquecimento das suas aulas por não haver um espaço de fácil acesso a materiais específicos de suas áreas, tendo que deslocar-se de uma sala para outra nos intervalos das aulas.

Estas eram pouco interessantes e nada inovadoras. Os estudantes estavam desmotivados e não apresentavam a aprendizagem desejada, o que motivou a escola a repensar a prática de ensino buscando um ambiente atrativo onde o  estudante se sentisse pertencente ao ambiente escolar. A Unidade Escolar Temática tem como finalidade estruturar e tornar a escola mais atraente e inovadora, promovendo o protagonismo juvenil e melhorando a aprendizagem e os resultados nas avaliações externas.

O projeto teve como eixo norteador a necessidade de melhorar o espaço da sala de aula, considerando que o modelo estático existente não atende mais as necessidades para uma educação criativa e estimulante, especialmente em um mundo globalizado que busca a integração entre os diversos espaços, ideias e pessoas.

A Unidade Escolar Temática concebe uma especialização das salas de aula de acordo com as disciplinas que sediarão. Com salas de aula exclusivas para cada disciplina, o professor tem liberdade de organizar e equipar seu espaço de acordo com o conteúdo que será trabalhado. Recursos tecnológicos previamente instalados também facilitam o trabalho, possibilitando acesso à Internet, áudios, vídeos e outros recursos durante as aulas.

Outras ações de destaque também foram realizadas, algumas com uso da tecnologia: aulas virtuais de reforço pelo WhatsApp,; aulas de Matemática com uso do aplicativo Geogebra; promoção de jogos matemáticos mensais com foco na aprendizagem, simulados com os descritores da prova Paebes, entre outras.

Após a ação, os  estudantes estão mais motivados e demonstram prazer em
estar na escola. É notório que o processo ensino-aprendizagem melhorou significativamente, pois o desempenho dos estudantes nas avaliações internas e externas teve um considerável crescimento em Língua Portuguesa e Matemática.

Esta organização estratégica também ajudou a melhorar a preservação dos móveis e equipamentos, pois cada professor é responsável direto por sua sala. Isso reduziu significativamente a destruição do patrimônio pelos educandos, além de intensificar a postura de corresponsabilidade no contexto escolar.

Toda a equipe gestora, professores, estudantes e suas famílias estão engajados na promoção de uma escola que seja referência em qualidade de ensino. O objetivo é reduzir o índice de reprovação, conquistar melhor proficiência nas avaliações externas e atingir a meta do Ideb para 2019.


Depoimento por: Jormi Maria da Silva (gestora) e Adriana Aparecida Vieira Alexandre (pedagoga)
Instituição: Escola São Jorge)

TEMAS TRABALHADOS:

Práticas educativas; Desempenho escolar; Comunicação

Para saber mais sobre o tema:

Esta solução faz parte do Caderno de Boas Práticas em Gestão Escolar do Espírito Santo (2018)

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

Ela está bem explicada?

Esta é uma solução que poderia ser replicada em sua escola?

Esta solução foi útil para você?