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ITENS DO OBSERVATÓRIO
Comprender la educación inclusiva chilena: panorama de políticas e investigación educativa
- 2020
- CEDOC
O conceito de educação inclusiva foi construído a partir de diversas fontes, cercado de outras noções como fracasso, qualidade e eficácia, que influem em sua interpretação e implementação. Este artigo de discussão teórica tenta compreender a partir de uma perspectiva educativa como foi construída essa confluência de ideias. Para tanto realiza-se uma cronolog...
Educação especial na perspectiva da educação inclusiva no município de Boa Vista, Roraima
- 2018
- CEDOC
Neste artigo é apresentado de que forma as políticas nacionais de educação especial em sua perspectiva de educação inclusiva vem sendo significadas no município de Boa Vista, no período de 2006 a 2016, e práticas decorrentes dessas políticas.
Educação especial na perspectiva da educação inclusiva em diferentes municípios
- 2018
- CEDOC
O dossiê sobre “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em diferentes municípios” traz artigos referentes a seis municípios do Brasil e um mexicano.
Um olhar comparado sobre políticas de inclusão nas escolas de Educação Básica em Cariacica (ES)
- 2018
- CEDOC
Este trabalho apresenta uma perspectiva de estudos comparados em políticas públicas de Educação Especial das redes públicas de ensino de Cariacica (ES).
A constituição do campo da educação especial expressa na revista brasileira de educação especial (1992-2017)
- 2018
- CEDOC
O objetivo deste artigo é apresentar, analisar e discutir a constituição do campo da Educação Especial, tendo como fonte os textos publicados pelo periódico Revista Brasileira de Educação Especial – RBEE, no período de 1992 até 2017. Por meio da fonte selecionada, foi possível elaborar balanço tendencial referente aos sujeitos que produzem os discursos disse...
Educação especial no município de Maceió/ Alagoas: A fragilidade das políticas públicas
- 2018
- CEDOC
Esse estudo visou analisar o processo de constituição da educação especial em Maceió, procurando apreciar os principais prescritores das práticas escolares envolvendo o Público Alvo da Educação Especial (PAEE).
Educação especial e políticas de inclusão escolar em Santa Maria, Rio Grande do Sul (2007-2015)
- 2018
- CEDOC
O texto analisa os movimentos institucionais que caracterizam a política de inclusão escolar em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
Educação especial na perspectiva da educação inclusiva em um município de Mato Grosso do Sul
- 2018
- CEDOC
Este texto propõe-se a analisar a implantação da política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva em um município do interior do estado de Mato Grosso do Sul.
Educação especial no município de Sorocaba, SP: Os contextos das políticas e o direito à educação
- 2018
- CEDOC
Este estudo teve como objetivo investigar a atual estrutura organizativa e os serviços de educação especial nas escolas públicas e nas instituições especializadas credenciadas como escolas que funcionam no município de Sorocaba, São Paulo; bem como apresentar a análise do contexto das políticas de educação especial na rede municipal, no período de 1988 a 201...
Inclusão, diferença e deficiência: sentidos, deslocamentos, proposições
- 03/12/2017
- CEDOC
Reunir e discutir os tópicos diferença, deficiência e inclusão foi a estratégia utilizada neste artigo para tratar das transformações da escola, para que se possa dar acesso a todos os alunos indistintamente e garantirlhes a permanência e participação nesse espaço. O assunto enseja uma revisão conceitual e a adoção de novos referenciais teórico-metodológicos...
Histórico da inclusão escolar: uma discussão entre texto e contexto
- 06/2014
- CEDOC
Aborda a temática da inclusão e sua relação com o contexto escolar, buscando aproximações com o materialismo histórico-dialético. Expõe-se a constituição histórica dos movimentos sociais pela defesa dos direitos humanos. A institucionalização do acesso e permanência da pessoa com deficiência nos sistemas escolares e as práticas atuais de exclusão. Reflexões ...
Medicalização das diferenças funcionais – continuismos nas justificativas de uma educação especial subordinada aos diagnósticos
- 01/2014
- CEDOC
O artigo aborda a centralidade de estratégias de aprendizagem e desenvolvimento da população com deficiência e a alteração da terminologia deficiência por diferenças funcionais. Analisa-se também o modo de organização do serviço educacional destinado a esse segmento populacional e sua subordinação à lógica de produção de diagnósticos em saúde. Por fim, apres...
O impacto das políticas públicas de escolarização de alunos com deficiência: uma análise dos indicadores sociais no Brasil
- 2011
- CEDOC
O trabalho analisa os dados oficiais de matrícula em educação especial tomando por base as Sinopses Estatísticas da Educação Básica realizadas e divulgadas pelo INEP no período 1997-2006. A análise foi feita a partir do cotejamento dos dados de matrícula em Educação Especial.