Artigo

Comprender la educación inclusiva chilena: panorama de políticas e investigación educativa

RESUMO

O conceito de educação inclusiva foi construído a partir de diversas fontes, cercado de outras noções como fracasso, qualidade e eficácia, que influem em sua interpretação e implementação. Este artigo de discussão teórica tenta compreender a partir de uma perspectiva educativa como foi construída essa confluência de ideias. Para tanto realiza-se uma cronologia de antecedentes de políticas internacionais e nacionais chilenas, bem como de tendências em pesquisas, entendendo-as como preocupações universais, hipóteses de trabalho e objetos de estudo, respectivamente. A discussão nos revela a complexidade do conceito ao observá-lo de maneira contextualizada e torna transparentes as lógicas psicopedagógicas, de eficácia dos recursos e de qualidade e inclusão nas quais se baseia

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2020
  • Autor(es): Manghi, Dominique | Solar, María Leonor Conejeros | Ibarra, Andrea Bustos | Godoy, Isabel Aranda | Córdova, Vanessa Vega | Soto, Kathiuska Diaz
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/6605/pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 31/03/2020
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 22 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial