Aborda a temática da inclusão e sua relação com o contexto escolar, buscando aproximações com o materialismo histórico-dialético. Expõe-se a constituição histórica dos movimentos sociais pela defesa dos direitos humanos. A institucionalização do acesso e permanência da pessoa com deficiência nos sistemas escolares e as práticas atuais de exclusão. Reflexões sobre contribuições da psicologia escolar crítica para a diminuição do preconceito e da discriminação.
Histórico da inclusão escolar: uma discussão entre texto e contexto
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 06/2014
- Autor(es): Aimi, Deusodete Rita Silva | Macedo, Marasella del Cármen Silva Rodrigues | Souza, Ana Maria de Lima | Tada, Iracema Neno Cecilio
- Local de publicação: Maringá
- Instituição(ões) relacionada(s): Departamento de Psicologia - UEM (Editora)
- Identificadores: ISSN 1413-7372
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/pe/v19n2/02.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 09/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 101 páginas
- Edição: Volume 19; Número 2
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial