O artigo aborda a centralidade de estratégias de aprendizagem e desenvolvimento da população com deficiência e a alteração da terminologia deficiência por diferenças funcionais. Analisa-se também o modo de organização do serviço educacional destinado a esse segmento populacional e sua subordinação à lógica de produção de diagnósticos em saúde. Por fim, apresenta um esboço para um processo de escolarização a partir das diferenças humanas, não a despeito delas: o resgate das narrativas.
Medicalização das diferenças funcionais – continuismos nas justificativas de uma educação especial subordinada aos diagnósticos
Sobre o documento
- Data de publicação: 01/2014
- Autor(es): Angelucci, Carla Biancha
- Local de publicação: Presidente Prudente
- Fonte: Abre em uma nova guia http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2745/2521
- Data de Acesso à Fonte: 01/12/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 19 páginas
- Edição: Volume 25; Número 1
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição