PALAVRA-CHAVE BUSCADA
7 resultados encontradosTipo de Documento
Práxis pedagógicas de enfrentamento ao racismo no Ensino Médio
- 2021
- CEDOC
Este trabalho traz o relato de experiência sobre a discriminação racial em uma escola de Ensino Médio da rede estadual do Ceará. Objetiva-se analisar as dificuldades enfrentadas pelos docentes no tratamento da questão em suas práticas pedagógicas. Atuou-se sobre o espaço educativo propondo procedimentos de ensino-aprendizagem e reconhecimento à cultura afro...
Equidade Racial na Educação Básica - Artigos Científicos
- 2021
- CEDOC
Cada um dos textos reunidos nesta publicação recupera, com rigor científico, as diferentes nuances existentes no cotidiano escolar e delineia as possibilidades de superação das condições estruturais e históricas existentes, apresentando, assim, a desigualdade e a equidade enquanto polos opostos do mesmo fenômeno e um deslocamento simultaneamente desafiador ...
Desigualdade racial na educação
- 03/07/2020
- Em Debate
Reunimos os principais conteúdos do Observatório de Educação sobre o tema para explicar o que é essa desigualdade e a importância da educação para combatê-la.
Discriminação racial no âmbito escolar
- 2020
- CEDOC
Neste artigo, aborda-se a discriminação racial no âmbito escolar. A partir da experiência de atuação do autor como Diretor de uma Escola Municipal de Porto Alegre-RS analisou-se queixas de alunos negros que se sentiam desconfortáveis, incomodados e agredidos quando colegas se referiam a eles por apelidos étnico-raciais. Os resultados constataram que essas d...
Discriminação racial no cotidiano escolar: o que dizem as diretoras
- 2012
- CEDOC
Este trabalho sintetiza o resultado de pesquisa do curso de Especialização Relações Raciais na Sociedade Brasileira realizado pelo NEPRE-Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais com o titulo “Discriminação racial no cotidiano escolar: o que dizem as diretoras. A pesquisa propôs investigar que concepção as diretoras têm sobre discriminação e verif...
Discriminação racial em sala de aula
- 2012
- CEDOC
O artigo apresenta reflexões que permitam auxiliar o professor a perceber e combater a segregação e a discriminação dentro da sala de aula evitando comprometer negativamente na autoimagem e na autoestima que a criança negra faz de si mesma.
Trajetórias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução de estereótipos ou ressignificação cultural?
- 12/2002
- CEDOC
O trabalho estabelece uma articulação entre os processos educativos escolares e não-escolares e a construção da identidade negra. Discutem-se as representações e as concepções sobre o corpo negro e o cabelo crespo, construídas dentro e fora do ambiente escolar. O entendimento desse contexto revela que o corpo como suporte de construção da identidade ainda n...