Dissertação

Relações entre o cyberbullying, suporte familiar e a depressão no Ensino Fundamental II

Resumo

A pesquisa tem por objetivo investigar a possíveis relações do cyberbullying com o suporte familiar e a depressão, junto a estudantes do Ensino Fundamental II, de um Colégio Estadual em Ivaiporã (PR), utilizando os instrumentos: Escala de Avaliação do Cyberbullying (EAC), Escala Baptista de Depressão Infanto-Juvenil (EBADEP-IJ) e o Inventário de Percepção de Suporte Familiar (IPSF). Os resultados apontam que o uso excessivo da internet e redes sociais, especialmente por meio de celulares, está associado ao cyberbullying, que pode estar relacionado à depressão e à falta de suporte familiar.

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.


Sobre o documento