A pesquisa busca analisar as práticas pedagógicas escolares de valorização da identidade, da memória e da cultura negras vivenciadas institucionalmente em duas escolas públicas brasileiras. Os resultados mostram a existência de experiências educativas nas escolas que apresentam práticas que são referências inspiradoras no processo de consolidação da política nacional de educação das relações étnico-raciais. O trabalho coletivo, a gestão compartilhada das práticas, a formação temática permanente e a confiança da comunidade são evidenciados como mecanismos de enraizamento revelando que as práticas pedagógicas referenciam-se em princípios da cosmovisão africana recriada no Brasil em diálogo com o pensamento de Paulo Freire e geram uma forma outra de pensar e fazer educação, que pode ser compreendida como uma pedagogia de combate ao racismo.
Práticas pedagógicas de valorização da identidade, da memória e da cultura negras: a volta inversa na árvore do esquecimento e nas práticas de branqueamento
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2016
- Autor(es): Silva, Claudilene Maria da
- Local de publicação: Recife
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - UFPE (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17577/1/Tese%20Claudilene%20Vers%c3%a3o%20Final.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 30/08/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Tese
- Tamanho: 236 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição