Dissertação

A Lei 10.639/03 e a prática docente de História na Educação Básica

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo avaliar as práticas de professores da disciplina de História atuantes em quatro escolas da rede estadual de São Paulo relativas a História e Cultura Africana e Afro-brasileira. Os resultados mostram que há avanços no trabalho escolar de História após a promulgação da lei 10.639/03. No entanto, nota-se que o trabalho docente depende muito das iniciativas individuais de educadores cujas trajetórias estão marcadas por um engajamento pessoal na luta antirracista. E aqueles professores que buscam o caminho da educação antirracista ainda realizam um trabalho aquém das expectativas subjacentes à lei, seja pela insuficiência de aportes da gestão, seja pela resistência de uma cultura escolar conservadora, seja pelas condições pedagógicas, culminando em um trabalho educacional ainda precário no que diz respeito às questões étnico-raciais.

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.


Sobre o documento