Esta pesquisa tem por objetivo analisar os fatores que favorecem a permanência dos estudantes cotistas no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Instituto Federal de Educação de Pernambuco.(IFPE). Os resultados mostram que os jovens estudantes relacionam a sua permanência ao esforço pessoal, à interação com os colegas, professores e servidores, aos programas e recursos da Assistência Estudantil, ao apoio da família. Reconhecem a importância dos programas de ensino, pesquisa e extensão, embora poucos tenham oportunidade de participar efetivamente das atividades, já que esses estudantes iniciaram os cursos na pandemia.
Permanência escolar de estudantes cotistas no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: o que revelam os documentos e os sujeitos?
Resumo
Composiçao(in)
Juventude, escola e trabalho: permanência e abandono na educação profissional técnica de Nível Médio - Volume 39; Número 2
Composiçao(in)
Política de assistência estudantil no IFSP - campus avançado Ilha Solteira: acesso, permanência e êxito na Educação Profissional Técnica de nível médio
Composiçao(in)
A Política de Assistência Estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo: percepções de alunos sobre acesso e permanência
Composiçao(in)
Acesso e permanência na Educação Profissional Tecnológica: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB - Campus Cajazeiras
Composiçao(in)
Juventude, escola e trabalho: permanência e abandono na educação profissional técnica de Nível Médio - Volume 39; Número 2
Composiçao(in)
Política de assistência estudantil no IFSP - campus avançado Ilha Solteira: acesso, permanência e êxito na Educação Profissional Técnica de nível médio
Composiçao(in)
A Política de Assistência Estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo: percepções de alunos sobre acesso e permanência
Composiçao(in)
Acesso e permanência na Educação Profissional Tecnológica: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB - Campus Cajazeiras
Sobre o documento
- Data de publicação: 2023
- Autor(es): Beserra, Jane D’arc Feitosa de Carvalho Alves
- Local de publicação: Olinda
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, IFPE - Campus Olinda (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/1185/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Jane_D%e2%80%99arc_Feitosa_Carvalho_Alves_Beserra.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- Data de Acesso à Fonte: 24/07/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 186 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição