Esta pesquisa tem por objetivo analisar os fatores que conduzem ao acesso e permanência no Curso Tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), ofertado pelo Instituto Federal da Paraíba, Campus Cajazeiras. Os resultados indicam que questões individuais e institucionais, como o mercado de trabalho na área do curso e as condições motivacionais (interesse, dedicação e esforço) estão relacionadas ao acesso e à permanência. Os estudantes também apontam que os programas de pesquisa, extensão e assistência estudantil implementados pela instituição são determinantes para a permanência e necessitam ser ampliados.
Acesso e permanência na Educação Profissional Tecnológica: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB - Campus Cajazeiras
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Composiçao(in)
Juventude, escola e trabalho: permanência e abandono na educação profissional técnica de Nível Médio - Volume 39; Número 2
Composiçao(in)
Política de assistência estudantil no IFSP - campus avançado Ilha Solteira: acesso, permanência e êxito na Educação Profissional Técnica de nível médio
Composiçao(in)
A Política de Assistência Estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo: percepções de alunos sobre acesso e permanência
Composiçao(in)
Juventude, escola e trabalho: permanência e abandono na educação profissional técnica de Nível Médio - Volume 39; Número 2
Composiçao(in)
Política de assistência estudantil no IFSP - campus avançado Ilha Solteira: acesso, permanência e êxito na Educação Profissional Técnica de nível médio
Composiçao(in)
A Política de Assistência Estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo: percepções de alunos sobre acesso e permanência
Sobre o documento
- Data de publicação: 2017
- Autor(es): Souza, Vanda Lúcia Batista dos Santos
- Local de publicação: João Pessoa
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação - UFPB (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/9364/2/arquivototal.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 24/07/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 109 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados