O estudo tem por objetivo analisar quais os desdobramentos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) na assistência ao estudante da UFPB, identificando os avanços e/ou retrocessos para a efetivação do direito de acesso e permanência à/na universidade. Os resultados mostram limitações para a operacionalização da política de assistência estudantil nas IFES, como a restrição de recursos, de profissionais e em muitos casos a falta de vontade política em sua implementação. As condições de funcionamento dos programas de assistência ainda são bastante precárias e se restringem às questões básicas, moradia e alimentação.
O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES): uma reflexão sobre sua implementação na UFPB
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Composiçao(in)
Juventude, escola e trabalho: permanência e abandono na educação profissional técnica de Nível Médio - Volume 39; Número 2
Composiçao(in)
Decreto n° 7.234, de 19 de julho de 2010
Composiçao(in)
A implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) nos institutos federais
Composiçao(in)
Estudos sobre a avaliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil à luz das múltiplas abordagens teórico-metodológicas
Composiçao(in)
Juventude, escola e trabalho: permanência e abandono na educação profissional técnica de Nível Médio - Volume 39; Número 2
Composiçao(in)
Decreto n° 7.234, de 19 de julho de 2010
Composiçao(in)
A implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) nos institutos federais
Composiçao(in)
Estudos sobre a avaliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil à luz das múltiplas abordagens teórico-metodológicas
Sobre o documento
- Data de publicação: 2014
- Local de publicação: João Pessoa
- Instituição(ões) relacionada(s): (Autora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/7239/1/arquivototal.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 11/12/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 97 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados