Artigo

Estudos sobre a avaliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil à luz das múltiplas abordagens teórico-metodológicas

Resumo

O artigo busca descrever as perspectivas dos estudos sobre a avaliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) à luz das múltiplas abordagens teórico-metodológicas. O resultados demonstram que as formas avaliativas do Programa são voltadas geralmente para a realidade local de alguma Instituição específica. Os estudos analisados justificam que inexistem pesquisas de avaliação o sob o enfoque de múltiplas abordagens teórico-metodológicas que contribuam para avaliar nacionalmente o PNAES. É possível afirmar a necessidade de desenvolver, validar, aplicar e difundir pesquisas pluralistas de avaliação com vistas à verificação da implementação do Programa.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 04/2020
  • Autor(es): Lima, Wandilson Alisson Silva | Mendes, Vera Lúcia Peixoto Santos
  • Local de publicação: Campinas
  • Instituição(ões) relacionada(s): Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1414-4077
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/aval/a/6qh3QvDzgGTkw6H9xV7trhy/?format=pdf&lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 11/12/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 20 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição