O artigo busca descrever as perspectivas dos estudos sobre a avaliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) à luz das múltiplas abordagens teórico-metodológicas. O resultados demonstram que as formas avaliativas do Programa são voltadas geralmente para a realidade local de alguma Instituição específica. Os estudos analisados justificam que inexistem pesquisas de avaliação o sob o enfoque de múltiplas abordagens teórico-metodológicas que contribuam para avaliar nacionalmente o PNAES. É possível afirmar a necessidade de desenvolver, validar, aplicar e difundir pesquisas pluralistas de avaliação com vistas à verificação da implementação do Programa.
Estudos sobre a avaliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil à luz das múltiplas abordagens teórico-metodológicas
Resumo
Composiçao(in)
Juventude, escola e trabalho: permanência e abandono na educação profissional técnica de Nível Médio - Volume 39; Número 2
Composiçao(in)
Política de Assistência Estudantil no Ensino Médio Integrado: análise sob a ótica dos alunos dos curso de agropecuária do IFPI – Campus Oeiras
Composiçao(in)
A Política de Assistência Estudantil do IFPE: conhecendo os programas e a definição orçamentária no campus Pesqueira
Composiçao(in)
Decreto n° 7.234, de 19 de julho de 2010
Composiçao(in)
A implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) nos institutos federais
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Juventude, escola e trabalho: permanência e abandono na educação profissional técnica de Nível Médio - Volume 39; Número 2
Composiçao(in)
Política de Assistência Estudantil no Ensino Médio Integrado: análise sob a ótica dos alunos dos curso de agropecuária do IFPI – Campus Oeiras
Composiçao(in)
A Política de Assistência Estudantil do IFPE: conhecendo os programas e a definição orçamentária no campus Pesqueira
Composiçao(in)
Decreto n° 7.234, de 19 de julho de 2010
Composiçao(in)
A implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) nos institutos federais
Sobre o documento
- Data de publicação: 04/2020
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (Editora)
- Identificadores: ISSN 1414-4077
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/aval/a/6qh3QvDzgGTkw6H9xV7trhy/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 11/12/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 20 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição