Este estudo analisa a assistência estudantil na educação profissional, desenvolvida a partir do Decreto nº 7.234/2010. Examina a sua implementação nos Institutos Federais por meio das normativas aprovadas para implementar o PNAES. Os resultados mostram que a discricionariedade conferida aos Institutos pelo PNAES faz com que a assistência estudantil apresente várias configurações, definindo as estratégias de implementação com novos regulamentos sobre assistência estudantil. Conclui que a implementação não é uma fase de simples execução, pelo contrário, gera decisões e processos, inclusive modifica políticas.
A implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) nos institutos federais
Resumo
Composiçao(in)
Juventude, escola e trabalho: permanência e abandono na educação profissional técnica de Nível Médio - Volume 39; Número 2
Composiçao(in)
Política de Assistência Estudantil no Ensino Médio Integrado: análise sob a ótica dos alunos dos curso de agropecuária do IFPI – Campus Oeiras
Composiçao(in)
A Política de Assistência Estudantil do IFPE: conhecendo os programas e a definição orçamentária no campus Pesqueira
Composiçao(in)
Programas de permanência do aluno na educação agrícola profissional da rede federal: um estudo de caso no IFRR
Composiçao(in)
Decreto n° 7.234, de 19 de julho de 2010
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Juventude, escola e trabalho: permanência e abandono na educação profissional técnica de Nível Médio - Volume 39; Número 2
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Política de Assistência Estudantil no Ensino Médio Integrado: análise sob a ótica dos alunos dos curso de agropecuária do IFPI – Campus Oeiras
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A Política de Assistência Estudantil do IFPE: conhecendo os programas e a definição orçamentária no campus Pesqueira
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Programas de permanência do aluno na educação agrícola profissional da rede federal: um estudo de caso no IFRR
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Decreto n° 7.234, de 19 de julho de 2010
Sobre o documento
- Data de publicação: 2018
- Autor(es): Passos, Guiomar de Oliveira
- Local de publicação: São Luís
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal do Maranhão (Editora)
- Identificadores: ISSN 2178-2865
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.redalyc.org/journal/3211/321158843021/html/
- Data de Acesso à Fonte: 11/12/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 17 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-ND - Atribuição/NãoComercial/SemDerivações