Artigo

A implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) nos institutos federais

Resumo

Este estudo analisa a assistência estudantil na educação profissional, desenvolvida a partir do Decreto nº 7.234/2010. Examina a sua implementação nos Institutos Federais por meio das normativas aprovadas para implementar o PNAES. Os resultados mostram que a discricionariedade conferida aos Institutos pelo PNAES faz com que a assistência estudantil apresente várias configurações, definindo as estratégias de implementação com novos regulamentos sobre assistência estudantil. Conclui que a implementação não é uma fase de simples execução, pelo contrário, gera decisões e processos, inclusive modifica políticas.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2018
  • Autor(es): Passos, Guiomar de Oliveira
  • Local de publicação: São Luís
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal do Maranhão (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2178-2865
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.redalyc.org/journal/3211/321158843021/html/
  • Data de Acesso à Fonte: 11/12/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 17 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC-ND - Atribuição/NãoComercial/SemDerivações