Tese

Ler para compreender no mundo digital: compreensão e metacompreensão em papel e tela

Resumo

A pesquisa tem por objetivo verificar as diferenças na compreensão e metacompreensão entre a leitura realizada em papel e a leitura realizada em tela. Participaram desta pesquisa 50 crianças do 5º ano do Ensino Fundamental I. Os resultados sugerem vantagem do material impresso (papel) no que diz respeito à compreensão de leitura. Os indicadores de metacompreensão mostram que as crianças julgaram compreender melhor quando liam em tela do que no papel, o que não corresponde com os resultados das provas de compreensão.

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2023
  • Autor(es): Silva, Caroline Campos Rodrigues da
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Editora)
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39671
  • Data de Acesso à Fonte: 24/02/2025
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Tese
  • Tamanho: 153 páginas
  • Tipo Licença: Todos os direitos reservados