Artigo

Educação, pobreza e gênero: análise intercultural e decolonial na região andina

RESUMO

O artigo busca contribuir com os objetivos de desenvolvimento sustentável na Região Andina, a partir de uma posição crítica, intercultural e decolonial. Para tanto, sistematiza, analisa e interpreta os dados obtidos no estudo comparativo de Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, utilizando diferentes índices de pobreza, educação e gênero entre 2007 e 2017. Também desenvolve uma abordagem intersetorial para reconhecer as condições de desigualdade estrutural sofridas pelos povos indígenas e afrodescendentes dessas sociedades andinas. Por fim, formula propostas para (re)pensar e (re)construir as estratégias, planos e políticas públicas da região.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Título original: Educación, pobreza y género: análisis intercultural y decolonial en la región andina
  • Data de publicação: 2021
  • Autor(es): Collado-Ruano, Javier | Segovia-Sarmiento, Joselin | Silva-Amino, Delsa
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0100-1574
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/cp/a/xZLqW5gPHDNBKqjYrp65z8C/?format=pdf&lang=es
  • Data de Acesso à Fonte: 26/04/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 22 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial

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