O artigo busca contribuir com os objetivos de desenvolvimento sustentável na Região Andina, a partir de uma posição crítica, intercultural e decolonial. Para tanto, sistematiza, analisa e interpreta os dados obtidos no estudo comparativo de Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, utilizando diferentes índices de pobreza, educação e gênero entre 2007 e 2017. Também desenvolve uma abordagem intersetorial para reconhecer as condições de desigualdade estrutural sofridas pelos povos indígenas e afrodescendentes dessas sociedades andinas. Por fim, formula propostas para (re)pensar e (re)construir as estratégias, planos e políticas públicas da região.
Educação, pobreza e gênero: análise intercultural e decolonial na região andina
Sobre o documento
- Título original: Educación, pobreza y género: análisis intercultural y decolonial en la región andina
- Data de publicação: 2021
- Autor(es): Collado-Ruano, Javier | Segovia-Sarmiento, Joselin | Silva-Amino, Delsa
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
- Identificadores: ISSN 0100-1574
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/cp/a/xZLqW5gPHDNBKqjYrp65z8C/?format=pdf&lang=es
- Data de Acesso à Fonte: 26/04/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 22 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial