O artigo reflete sobre um dos maiores desafios políticos e pedagógicos particularmente para o Brasil, que é superar a condição de massa e fortalecer uma sociedade civil criativa que nasce das aspirações populares e busca autodeterminação, cidadania e participação ativa na gestão democrática do poder. A concepção original de sociedade civil delineada por Gramsci é uma fonte de inspiração fundamental para enfrentar os impasses atuais e construir uma sociedade livre e democrática.
Da sociedade de massa à sociedade civil: a concepção da subjetividade em Gramsci
Resumo
Composiçao(in)
Educação & Sociedade
Composiçao(in)
Participação na gestão democrática: a percepção dos secretários escolares da rede pública estadual - um olhar para Rondonópolis
Composiçao(in)
Vozes convergentes para a construção da gestão democrática: discursos de políticas educacionais e suas implicações na cultura escolar
Composiçao(in)
A pesquisa sobre gestão democrática na escola básica no período de (2018-2021): estudo de teses e dissertações publicadas na BDTD
Composiçao(in)
Gestão escolar democrática à luz de Gramsci: uma análise da gestão escolar paulista
Composiçao(in)
Educação & Sociedade
Composiçao(in)
Participação na gestão democrática: a percepção dos secretários escolares da rede pública estadual - um olhar para Rondonópolis
Composiçao(in)
Vozes convergentes para a construção da gestão democrática: discursos de políticas educacionais e suas implicações na cultura escolar
Composiçao(in)
A pesquisa sobre gestão democrática na escola básica no período de (2018-2021): estudo de teses e dissertações publicadas na BDTD
Composiçao(in)
Gestão escolar democrática à luz de Gramsci: uma análise da gestão escolar paulista
Sobre o documento
- Data de publicação: 04/1999
- Autor(es): Semeraro, Giovanni
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudos Educação e Sociedade (Editora)
- Identificadores: ISSN 1678-4626
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/es/a/Q4DLfmXKNVDzJKm9GrKGrnj/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 21/06/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 19 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial