A pesquisa busca investigar nas teses, nas dissertações e nos artigos publicados no Brasil as principais tendências e tensões entre políticas educacionais e gestão democrática voltadas para uma educação cidadã, participativa e comunicativa nas escolas brasileiras. Os resultados mostram a tensão das vozes convergentes para a construção da gestão democrática para quem elabora e participa dos projetos das escolas, bem como para as dissonâncias, com o fortalecimento do neoliberalismo na administração e na ação impositiva, sem o reconhecimento do marco situacional que é o contexto e pilar da gestão democrática - o trabalho dialógico e cooperativo na construção participativa nas escolas.
Vozes convergentes para a construção da gestão democrática: discursos de políticas educacionais e suas implicações na cultura escolar
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 2023
- Autor(es): Santos, Fabiane Rodrigues dos
- Local de publicação: Canoas
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade La Salle ()
- Fonte: Abre em uma nova guia https://svr-net20.unilasalle.edu.br/bitstream/11690/3815/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Fabi.docx%20%281%29.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 31/05/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 96 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados