O estudo busca conhecer os princípios, as finalidades e os métodos da atual gestão escolar paulista, tomando como referência teórica o legado de Antonio Gramsci. Os resultados apontam que as perspectivas de gestão investigadas - a paulista e a da escola unitária de Gramsci - não são coincidentes, uma vez que a proposta por Gramsci visa à emancipação dos sujeitos educativos e a implementada no Estado de São Paulo intenta adaptá-los às necessidades da classe dominante sob o ponto de vista econômico e hegemônico ética e politicamente.
Gestão escolar democrática à luz de Gramsci: uma análise da gestão escolar paulista
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2022
- Autor(es): Santos, Gislaine Gonçalves dos
- Local de publicação: Sorocaba
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/15710/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20vers%c3%a3o%20Deposito.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- Data de Acesso à Fonte: 31/05/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 113 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-ND - Atribuição/NãoComercial/SemDerivações