Artigo

Assistência estudantil e ações afirmativas: um estudo das condições materiais e simbólicas

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo compreender a política de assistência estudantil adotada por três universidades federais mineiras, para responder: quais são as condições materiais e simbólicas que favorecem a permanência de estudantes ingressantes por meio das Políticas de Ações Afirmativas? Os resultados apontam que o processo de democratização do Ensino Superior está intrinsecamente relacionado ao acesso e à garantia das condições materiais e simbólicas capazes de assegurar a permanência desse novo sujeito, negro e negra, ingressante, por meio das Políticas de Ações Afirmativas no Ensino Superior.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2021
  • Autor(es): Silva, Natalino Neves da | Santos, Adilson Pereira dos | Reis, Jane Maria dos Santos
  • Local de publicação: Campinas
  • Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudos Educação e Sociedade (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1678-4626
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/es/a/dmDJKXcngXtVZFHYBVvLBmv/?format=pdf&lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 24/07/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 19 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial