Esse artigo investiga reflexos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na cobertura de Filosofia nas provas de Ciências Humanas, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 1998 e 2018. São três partes: a primeira traz um panorama do surgimento dos PCN, suas características principais e o espaço da Filosofia nesse contexto. A segunda examina a intersecção entre as competências propostas para a Filosofia nos PCN e sua materialização no Enem. A terceira sinaliza desafios e possibilidades para a Filosofia no Enem, no horizonte pós-BNCC.
A Filosofia no Enem e suas fontes: reflexos dos PCNs e reflexões pós-BNCC
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 03/2023
- Autor(es): Macedo, Ester Pereira Neves de
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
- Identificadores: ISSN 0104-4036
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/ensaio/a/vG6TgTCHkrGYXBsMdcxgPWr/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 06/08/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 24 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição