Artigo

Reflexões sobre uma educação quixotesca em um mundo pós-pandemia (ou como o processo de invenção de mundo de dom quixote nos ajuda a pensar alternativas educacionais)

Resumo

Neste ensaio, o autor pretende construir algumas reflexões educacionais diante de um mundo em transformação, em um momento histórico que está sendo denominado de 'pós-pandemia'. Partindo da figura mítica do personagem do livro de Miguel de Cervantes, busca entender, com base em estudos contemporâneos da cognição, como Dom Quixote cria um mundo possível e real para ele a partir da interação com os livros literários de cavalaria para, então, ampliando essa discussão, buscar alternativas educacionais possíveis.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2023
  • Autor(es): Vargas, Diego da Silva
  • Local de publicação: Campinas
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - UNICAMP (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1980-6248
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0081
  • Data de Acesso à Fonte: 07/02/2025
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 25 páginas
  • Edição: Volume 34
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição