Artigo

A pandemia de covid-19 e o trabalho dos professores: percepções dos professores de uma universidade pública paulista

Resumo

A pandemia de Covid-19 exigiu a reestruturação dos modelos educacionais, incluindo a rápida transição do ensino presencial para o remoto. Esta pesquisa qualitativa visa compreender o impacto da pandemia no trabalho e na saúde de professores universitários em São Paulo. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com 17 professores da graduação de agosto a setembro de 2020. Emergiram quatro categorias temáticas principais: mudanças na rotina de trabalho e seus impactos, mudanças na dinâmica entre docentes e estudantes, relação entre docentes e universidade, e angústias e medos relacionados à pandemia. Os resultados ressaltam a necessidade de ações direcionadas à gestão educacional, às dinâmicas comunicacionais e à saúde mental.


Sobre o documento

  • Título original: The Covid-19 pandemic and teachers’ work: perceptions of teachers from a public university in the state of São Paulo, Brazil
  • Data de publicação: 02/2023
  • Autor(es): Matias, Aline Bicalho | Falcão, Márcia Thereza Couto | Germani, Ana Claudia Camargo Gonçalves | Silva, Andréa Tenório Correia da | Grosseman, Suely
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1413-8123
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/1413-81232023282.11972022EN
  • Data de Acesso à Fonte: 06/02/2025
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 10 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição