Artigo

Feminização e “natureza” do trabalho docente - Breve reflexão em dois tempos

RESUMO

O texto problematiza a ideia de uma concepção fixa de natureza do trabalho docente. Para tanto, primeiramente discorre sobre alguns estudos que influenciaram as análises sobre trabalho docente no Brasil, para em seguida discutir qual seria a natureza de um trabalho que foi associado à condição feminina, processo qualificado de feminização da docência. Finalmente, anuncia algumas reflexões que deveriam ser feitas por organizações docentes caso haja a pretensão de aumentar a participação da base no cotidiano das atividades das mesmas, especialmente no que se refere a mulheres.

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.