Ilustração
Desafio: Como diminuir a infrequência dos alunos?

Gincana, monitoramento e café com a direção

Resumo da solução

Na escola E. E. M. Prof. Maria Afonsina Diniz Macêdo (Várzea Alegre-CE) foi concebido um projeto com várias frentes para combater a evasão, começando pela sensibilização dos estudantes sobre a importância da presença de cada um nas aulas. Entre as atividades desenvolvidas, foi realizada a gincana Spaece/Saeb/Enem entre as turmas, evento que mobiliza e fortalece ações fundamentais como frequência, rendimento, participação em aulas extras, células cooperativas, produção de paródia para Spaece e Saeb e redução da evasão. A gestão e os diretores de turma fizeram o monitoramento da frequência dos estudantes, reunindo-se mensalmente com os líderes de sala para análise e reflexão sobre a situação de cada turma. Além dessas e outras ações, bimestralmente acontece o Café com Núcleo Gestor, que reúne estudantes com maior índice de infrequência e níveis de aprendizagem mais críticos. Os índices de abandono na 1ª série caíram de 15% para 5%, e a aprovação em todas as disciplinas subiu de 26% para 36%.

 

Depoimento completo:

A prática que adotamos surgiu da necessidade de erradicar a evasão escolar. Nossa escola era profundamente afetada pelo problema e sabíamos que as causas reuniam uma gama de fatores, como a falta de motivação dos  estudantes, a falta de entendimento de seu papel enquanto protagonista na construção do saber e a dificuldade de ver significado nos estudos para sua vida. Concebemos, então, um projeto com atuação em várias frentes, como a conscientização sobre a importância de frequentar as aulas, o monitoramento da frequência e atividades lúdicas para um ambiente escolar mais atrativo, para citar algumas.

A ação foi destinada às turmas de 1ª série. Vivíamos em um cenário com estudantes desmotivados e resistentes à participação nas atividades propostas, o que fazia com que sua visão sobre os estudos, a maneira como eram ministradas as aulas e suas expectativas em relação ao futuro não fossem expostas, impedindo a integração com os colegas e o corpo escolar. Esse panorama resultava em rendimentos baixos, indisciplina, evasão e desvalorização do ambiente escolar.

Diante do desafio, o núcleo docente e todos os professores passaram a formular e implementar a ação em equipe, começando pela sensibilização dos  estudantes sobre a importância da presença de cada um nas aulas, além da apresentação do projeto. Em seguida, iniciamos a ação.

Entre as atividades desenvolvidas, realizamos a gincana Spaece/Saeb/Enem entre as turmas, evento que mobiliza e fortalece ações fundamentais como frequência, rendimento, participação em aulas extras, células cooperativas, produção de paródia para Spaece e Saeb e redução da evasão. A gestão e os diretores de turma fizeram o monitoramento da frequência dos estudantes, reunindo-se mensalmente com os líderes de sala para análise e reflexão sobre a situação de cada turma, além de abordar casos específicos de indisciplina, desempenho e protagonismo, entre outros.

Promovemos três encontros de lideranças para a apropriação de seu papel enquanto agente modificador do meio, trabalhando as temáticas protagonismo em ação, gestão participativa e protagonismo juvenil na transformação social. Também realizamos seis aulas de reforço de Matemática, Língua Portuguesa, além de leituras compartilhadas utilizando um game interativo para aferir os conhecimentos vivenciados.

Bimestralmente, o Café com Núcleo Gestor reúne estudantes com maior índice de infrequência e níveis de aprendizagem mais críticos. A ideia é refletir com junto com eles, a fim de fazer com que percebam como são importantes, insubstituíveis e responsáveis por seu próprio desenvolvimento enquanto estudantes.

Entre os resultados, destacamos os índices de abandono na 1ª série: em 2016, 15%; em 2017, 14%; em 2018, 12%; e em 2019, 5%, antes de concluído o ano letivo. Já o percentual de aprovação em todas as disciplinas subiu de 26,50% no primeiro bimestre para 36% no terceiro. Os estudantes se tornaram mais participativos e motivados, os professores trabalham com mais entusiasmo e os pais estão mais confiantes em relação ao papel da escola.

Consideramos que outras escolas podem obter sucesso com prática semelhante. Para tanto, é fundamental fazer um bom planejamento, escolher em conjunto os responsáveis por cada ação e propor questionamentos em momentos coletivos.


Depoimento por: Alice Gonçalves de Sousa Bezerra (gestora)
Instituição: E. E. M. Prof. Maria Afonsina Diniz Macêdo )

TEMAS TRABALHADOS:

Evasão escolar; Infrequência; Desempenho escolar; Avaliação

Para saber mais sobre o tema:

Esta solução faz parte do Caderno de Boas Práticas em Gestão Escolar do Ceará (2019)

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

Ela está bem explicada?

Esta é uma solução que poderia ser replicada em sua escola?

Esta solução foi útil para você?