Desafio
Possíveis causas
A infrequência é um dos primeiros sinais que o estudante dá quando está em risco de abandonar os estudos. Identificar precocemente essas situações é um dos maiores desafios das escolas no combate à evasão e ao baixo desempenho. No entanto, nem sempre esses casos chegam com agilidade necessária para que a equipe gestora possa atuar de forma preventiva.
Como em todos os desafios do cotidiano escolar, este é também um problema de múltiplas causas, que precisa ser investigado em cada contexto. Relatos de gestores compilados neste banco apontam como razões para a infrequência a baixa sensação de pertencimento à escola, o distanciamento das famílias, o desinteresse pelos estudos, entre outras. (Veja também neste banco trilhas específicas sobre acolhimento, relação das famílias com a escola e de melhoria da aprendizagem, que dialogam com cada uma dessas questões).
Entre as soluções para combater a infrequência selecionadas nesta seção há desde ações com o objetivo de garantir maior controle e agilidade na identificação de faltas até ações mais amplas. Algumas delas envolvem a mobilização de famílias e a busca de parcerias com a comunidade ou outras instituições ao redor no combate ao problema, considerando que as causas para a infrequência podem ser também externas. Outros relatos de gestores apontam também para a importância de escutar ativamente esses jovens para refletir sobre ações da escola que possam estar contribuindo para o problema, tornando as aulas e todo o ambiente escolar mais atrativos e acolhedores.
Soluções em destaque para esse desafio
Outras soluções para esse desafio

Atividades culturais para tornar a escola mais atr...
O professor de Geografia Edilson Nascimento e os estudantes Vitor Moreira e Mate...
Saiba mais
Cartões para organizar a saída da escola
Lesley Maria de Oliveira, gestora do C. E. Presidente Costa e Silva (São Luís de...
Saiba mais
'Diário de bordo' com monitoramento de faltas
A diretora da E. E. Olinda Conceição Teixeira Bacha (Campo Grande-MS), Evelise R...
Saiba maisEsporte para promover vínculos e diminuir a indisc...
Alunos que faltavam às aulas e casos de indisciplina faziam parte da rotina do c...
Saiba maisEscuta ativa e oficinas pedagógicas
A equipe gestora da escola Francisco de Assis Pinheiro (RN) elaborou um question...
Saiba mais
Mobilização dos estudantes para diminuir a evasão
A estudante Rayanne Martins Farias, da E. E. F. M. Adahil Barreto Cavalcante (Ma...
Saiba mais
Controle de frequência para diminuir evasão
Valquiria Batista de Assis, gestora da Escola Dom Constantino Luers (Campo Alegr...
Saiba mais
Busca ativa e gincana para reduzir a evasão e moni...
Denílson Garcia, diretor da E. E. E. F. M. Graça Aranha (Santa Maria de Jetibá-E...
Saiba maisTem uma solução?
Conte aqui!