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1924 resultados encontrados- Recursos humanos
ITENS DO OBSERVATÓRIO
TEMAS
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- educação especial
- estudos decoloniais
- Mudanças climáticas
Resultados do Brasil no TALIS - (OCDE)
- 2025
- CEDOC
- Texto
A pesquisa TALIS 2024, realizada com professores e diretores do ensino secundário no Brasil, mostra que 42 anos é a idade média dos professores, 65% são mulheres, e 75% possuem experiência fora do ensino. Além disso, destaca-se que apenas 4% trabalham em escolas com mais de 10% de alunos não falantes nativos e 7% ensinam refugiados. O uso de IA já foi adotad...
Saúde mental: o maior desafio para professores no Brasil
- 14/10/2025
- Radar de Imprensa
- Texto
Violência em sala de aula e rotinas desgastantes afetam saúde psicológica de profissionais da educação."Feminista filha da puta" foi como um aluno descreveu a professora Laura* após ter sido tirado da sala por mau comportamento. Em meio ao contexto de discussões sobre a educação, a convivência violenta e o adoecimento mental dos professores permeiam o cotidi...
Ep. 4 - Raça, Trabalho e Direitos
- 29/11/2022
- Luz, Câmera, Gestão
- Vídeo
No século XIX, na fundação da República, a maioria dos negros libertos exerciam trabalhos subalternos. No século XXI, a maioria das vagas nas boas escolas e faculdades privadas são preenchidas por estudantes brancos, como também os postos de comando são reservados aos brancos. Por que após 133 anos a situação do negro pouco mudou?
Liderança educacional: pandemia exige ainda mais flexibilidade, consistência e capacidade de construção de vínculos
- 26/02/2021
- Em Debate
- Vídeo
Uma tormenta. A tela Tempestade no Mar da Galileia, do pintor holandês Rembrandt, foi a metáfora escolhida por José Weinstein, professor da Universidade Diego Portales (Chile) e membro do Centro de Desarrollo de Liderazgo Educativo, para retratar o momento pelo qual passa a educação e a importância da liderança em meio à crise da Covid-19. “É um quadro que ...
EEEFM Acy Jesus Neves Barros Pereira (PA) – Desempenho Escolar
- 15/01/2021
- Banco de Soluções
- Vídeo
A diretora Hila Zoé e a professora Petronila Wanzeler Rodrigues, da E.E.E.F.M. Acy Jesus Neves Barros Pereira, explicam como a realização de avaliações diagnósticas ajuda a melhorar o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Redação
Avaliação da qualidade das práticas docentes no ensino fundamental: abordagem teórica, definições e taxonomia
- 2025
- CEDOC
- Texto
A preocupação com a qualidade educacional envolve toda a sociedade e abrange diferentes visões sobre o que significa qualidade na educação. Este documento apresenta uma sistematização dos elementos necessários para promover a aprendizagem com compreensão, profundidade e equidade. Através desta taxonomia, busca-se definir ações docentes que oportunizem tais a...
Leitura literária na educação infantil: inter-relações humanizadoras
- 2025
- CEDOC
- Texto
A literatura na Educação Infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento emocional, cognitivo e social dos bebês e das crianças. As práticas nas Unidades de Educação Infantil têm oportunizado maior contato com diferentes contextos para esse desenvolvimento. Durante a primeiríssima infância, os bebês são sensíveis aos sons, ritmos e entonações da ...
Estudo sobre o uso do pensamento computacional na resolução de questões de olimpíadas de matemática
- 2025
- CEDOC
- Texto
Este trabalho, fruto de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFSCar - Sorocaba, investigou como o uso do Pensamento Computacional pode ser uma ferramenta eficaz para alunos de Ensino Básico na resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática. Realizada uma pesquisa de campo com alunos de um núcleo de estudos ...
Indicadores de condições institucionais para a alfabetização na escola
- 2025
- CEDOC
- Texto
A alfabetização é um processo que marca o início da trajetória escolar e influencia toda a vida social, profissional e política dos estudantes. Este livro discute como o sucesso na alfabetização não depende apenas da ação isolada dos professores em sala de aula, mas de uma atuação articulada de uma rede de apoio institucional que sustenta e potencializa esse...
Decreto nº 12.641, de 1º de outubro de 2025
- 2025
- CEDOC
- Texto
O Decreto nº 12.641, de 1º de outubro de 2025 institui o Compromisso Nacional Toda Matemática, com o objetivo de garantir o direito à aprendizagem em matemática dos estudantes da educação básica. O Ministério da Educação coordenará, em articulação com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, a formulação, implementação e monitoramento das políticas pú...
Equidade: modalidades educacionais e temáticas da diversidade (Formação - Escola em Tempo Integral)
- 2025
- CEDOC
- Texto
Este módulo da formação do programa Escola em Tempo Integral aborda a importância da equidade, diversidade e inclusão na educação integral em tempo integral, destacando a necessidade de reconhecer e valorizar as diferentes histórias, culturas e necessidades dos estudantes. Apresenta temáticas como educação para as relações étnico-raciais, educação ambiental...
Recomposição das aprendizagens: políticas públicas, práticas pedagógicas, formação continuada
- 2025
- CEDOC
- Texto
O livro examina estratégias e práticas pedagógicas para a recomposição das aprendizagens no contexto pós-pandêmico, destacando a importância das políticas públicas e da formação continuada de professores. A obra reúne estudos e experiências de diversos especialistas que analisam métodos e inovações na educação, abordando temas como o uso de tecnologias digit...
Institui o Programa Mais Professores para o Brasil
- 2025
- CEDOC
- Texto
O Decreto nº 12.358, de 14 de janeiro de 2025, institui o Programa Mais Professores para o Brasil, com a finalidade de promover a valorização e a qualificação do magistério da educação básica e incentivar a docência no país. O programa é fundamentado em princípios como a melhoria da qualidade da educação, cooperação entre entes federativos e superação das de...
Transversalidade de crianças e adolescentes nas políticas públicas, no plano e no orçamento: guia prático para gestoras e gestores públicos
- 2025
- CEDOC
- Texto
O guia prático para gestoras e gestores públicos aborda a importância da transversalidade de crianças e adolescentes nas políticas públicas, no planejamento e no orçamento. Focado na interseccionalidade e na transversalidade, o material oferece conceitos e práticas para integrar estas questões ao Plano Plurianual (PPA) e ao orçamento público, além de trazer ...
O profissional de apoio escolar e a inclusão educacional de estudantes com deficiência
- 2025
- CEDOC
- Texto
Neste caderno, aborda-se a chegada dos profissionais de apoio escolar nas escolas, no cumprimento da legislação vigente e como parte das estratégias para a implantação e qualificação das políticas educacionais inclusivas. Examina-se o serviço prestado por esses profissionais, as expectativas da sua atuação no ambiente escolar, e a formação inicial necessária...
Semana nacional da convivência escolar - guia para equipe gestora da escola
- 2025
- CEDOC
- Texto
Este guia foi elaborado para oferecer suporte prático aos educadores na condução das atividades relacionadas à Semana Nacional da Convivência Escolar, uma iniciativa coordenada pelo Ministério da Educação (MEC). O material traz sugestões de atividades e conteúdos adaptáveis a diferentes etapas da Educação Básica, promovendo um ambiente escolar acolhedor, seg...
Resolução conjunta SAP-SEDUC nº 130/2024 - Plano Estadual de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade do Sistema Prisional
- 2025
- CEDOC
- Texto
A Resolução Conjunta SAP-SEDUC nº 130/2024 aprova o Plano Estadual de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade do Sistema Prisional de São Paulo para o período de 2025-2028. A resolução abrange a oferta de educação escolar (Ensino Fundamental, Médio e Superior) e não escolar (atividades de leitura, culturais, esportivas e profissionalizantes) para pessoas...
Avaliação da Qualidade das Práticas Docentes no Ensino Fundamental: abordagem teórica, definições e taxonomia
- 2025
- CEDOC
- Texto
Este documento apresenta uma sistematização do mapeamento dos elementos importantes para aprendizagens de qualidade de todos os estudantes e da identificação de quais seriam as ações docentes necessárias para oportunizar tais aprendizagens. Tal mapeamento originou a “Taxonomia das práticas docentes de qualidade”. O texto está organizado da seguinte forma: p...
Crianças, adolescentes e telas: guia sobre usos de dispositivos digitais
- 2025
- CEDOC
- Texto
O aprimoramento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) trouxe inúmeros benefícios para as sociedades, derrubando fronteiras, conectando pessoas e acelerando a produção e difusão do conhecimento. Nos últimos anos, o uso excessivo de aparelhos celulares e telas por crianças e adolescentes se tornou tema de preocupação. Este guia visa responder aos ...
Primeira infância no município – promoção do antirracismo
- 2025
- CEDOC
- Texto
Este documento faz parte de uma série criada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal com o propósito de fornecer apoio a gestores municipais para garantir os direitos das crianças na primeira infância. Ele se concentra na importância de promover a equidade étnico-racial desde a primeira infância nos municípios e propõe estratégias intersetoriais e ações pr...