PALAVRA-CHAVE BUSCADA
5325 resultados encontrados- Equidade
Tipo de Documento
ITENS DO OBSERVATÓRIO
TEMAS
- Equidade
- Estrutura organizacional e políticas públicas
- Diversidade
- Práticas educativas
- Fatores extraescolares
- Currículo
- Juventudes
- Avaliação
- Clima e ambiente escolar
- Modalidades e níveis de ensino
- Formação
- Finanças
- Recursos humanos
- Relações étnico-raciais
- Ações afirmativas
- Deficiência
- tecnologias digitais
- Educação ambiental
- gênero
- educação especial
- Mediação cultural
- Mudanças climáticas
- big techs
- Ensino privado
- estudos decoloniais
- Antropoceno
- Museu
- Pessoas trans
- Quilombola
Relatório MUDE com Elas - Dados PNAD
- 2025
- CEDOC
- Texto
O relatório MUDE com Elas apresenta indicadores baseados em dados da Pnad Contínua trimestral (3º trimestre de 2016, 2021, 2023 e 2024). Focado nas condições de trabalho da população brasileira sob recorte de sexo, raça e faixa etária da juventude, o documento evidencia as desigualdades interseccionais no mercado de trabalho, destacando a população jovem, es...
Cotas em universidades são ampliadas e ciganos passam a ter direito em MS
- 16/09/2025
- Radar de Imprensa
- Texto
UFMS é uma das universidades públicas que tem vaga para cotistas ciganos - Foto: Gerson Oliveira / Arquivo Clique e participe do nosso grupo no WhatsApp Participe do grupo do Correio do Estado no WhatsApp e receba as notícias do dia direto no seu celular. Além das cotas previstas em lei para pessoas negras, indígenas, quilombolas, de baixa renda, pessoas ...
Fazer ciência com consciência racial
- 18/07/2024
- Luz, Câmera, Gestão
- Vídeo
A websérie Afrocaminhos: Juventudes Negras e Educação traz entrevistas de estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior do projeto Afrocientista, além de falas de pesquisadores(as) da ABPN e especialistas. Identidade racial, o papel da escola no combate ao racismo, ações afirmativas e diversidade na ciência são alguns dos temas tratados nos episódios. O p...
A retomada das pautas da educação no Congresso Nacional
- 17/11/2023
- Em Debate
- Texto
Mais conhecida como Lei de Cotas, a Lei nº 12.711/2012 dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio, criando um mecanismo de reserva de vagas para estudantes de escola pública, baixa renda, autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. A lei se propõe a eliminar desigu...
Inclusão no ensino médio é possível e necessária: veja relatos de escolas
- 24/08/2022
- Banco de Soluções
- Texto
O Brasil registrou avanços significativos na inclusão de crianças e jovens com deficiência em classes comuns. Entre 1998 e 2020, o percentual deste grupo que estudava na mesma sala de aula que os demais aumentou de 13% para 88%, enquanto o total de matriculados ampliou de 337 mil para 1,3 milhão. Mas este movimento, alinhado com as melhores evidências sobre...
Evolução do percentual de jovens que frequentam o Ensino Médio com defasagem idade-série por sexo e turno
- 31/10/2019
- Educação em Números
- Gráficos e Tabelas
Ao analisar o gráfico, para o cenário histórico, observe a trajetória das linhas por turno. Uma vez que é de conhecimento a menor carga horária do ensino noturno, espera-se que as linhas das meninas e dos meninos referentes a esse turno tenham uma trajetória decrescente. Em contrapartida, a trajetória desejada para as linhas das meninas e meninos corresponde...
Portaria Mec Nº 234, de 2 De Abril De 2025 - Programa Gestão Presente
- 2025
- CEDOC
- Texto
A Portaria MEC Nº 234, de 2 de abril de 2025, institui o programa MEC Gestão Presente, focado na política de educação básica. Seus objetivos incluem a modernização da gestão educacional, colaboração entre entes federativos e segurança da informação. A plataforma coleta e compartilha dados educacionais padronizados, promove a transparência e equidade na gestã...
Observando bullying na escola: discussões em grupos focais com adolescentes
- 2025
- CEDOC
- Texto
Estudantes que observam bullying na escola também são considerados essenciais para o enfrentamento do problema. Este estudo objetivou examinar as percepções coletivas de adolescentes sobre situações de bullying que foram testemunhadas na escola. Quatro sessões de grupo focal foram conduzidas, duas com 11 meninos e duas com nove meninas, totalizando 20 partic...
Escolas, saúde e riscos na adolescência: reflexões a partir do estudo SP-PROSO
- 2025
- CEDOC
- Texto
Este estudo descreve as características do ambiente escolar em uma amostra de 2.680 adolescentes de 119 escolas do município de São Paulo. A desigualdade entre instituições revela que estudantes de escolas públicas, especialmente estaduais, enfrentam maior desordem. Disparidades na infraestrutura afetam potencialmente o bem-estar e desempenho dos escolares. ...
Equidade: modalidades educacionais e temáticas da diversidade (Formação - Escola em Tempo Integral)
- 2025
- CEDOC
- Texto
Este módulo da formação do programa Escola em Tempo Integral aborda a importância da equidade, diversidade e inclusão na educação integral em tempo integral, destacando a necessidade de reconhecer e valorizar as diferentes histórias, culturas e necessidades dos estudantes. Apresenta temáticas como educação para as relações étnico-raciais, educação ambiental...
Fundamentos da educação integral (Formação - Escola em Tempo Integral)
- 2025
- CEDOC
- Texto
Neste módulo da formação do programa Escola de Tempo Integral, são apresentados os conceitos fundamentais da Educação Integral, enfatizando seu papel como direito e sua vinculação com o território e a valorização da diversidade cultural. A escola de tempo integral é explorada, assim como os tempos e espaços educativos. Experiências práticas como a da Rede d...
Proposta de diretrizes orientadoras para a integração da ciência, tecnologia e inovação na educação brasileira
- 2025
- CEDOC
- Texto
A Proposta de Diretrizes Orientadoras para a Integração da Ciência, Tecnologia e Inovação na Educação Brasileira é apresentada pela Comissão Bicameral do CNE. O documento destaca a importância da transversalidade da CT&I na educação, recomendações e princípios estruturados em eixos que envolvem a democratização do acesso à cultura científica e inovadora, cur...
Educação Digital e Midiática: como elaborar e implementar o currículo nas escolas
- 2025
- CEDOC
- Texto
O documento "Educação Digital e Midiática: como elaborar e implementar o currículo nas escolas", elaborado pelo MEC, orienta a implementação de currículos que integram educação digital e midiática nas escolas. Propõe promover uma educação crítica e criativa a respeito de tecnologias e práticas digitais, fornecendo às secretarias de educação subsídios para a...
Semana da escuta das adolescências
- 2025
- CEDOC
- Texto
Durante a Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas, que aconteceu entre os dias 13 e 31 de maio de 20241 , mais de 21 mil escolas fizeram parte de uma mobilização nacional para promover escutas qualificadas com estudantes adolescentes dos anos finais do ensino fundamental. Com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União...
Recomposição das aprendizagens: políticas públicas, práticas pedagógicas, formação continuada
- 2025
- CEDOC
- Texto
O livro examina estratégias e práticas pedagógicas para a recomposição das aprendizagens no contexto pós-pandêmico, destacando a importância das políticas públicas e da formação continuada de professores. A obra reúne estudos e experiências de diversos especialistas que analisam métodos e inovações na educação, abordando temas como o uso de tecnologias digit...
O Programa Escola em Tempo Integral (ETI) e seus ordenamentos jurídicos
- 2025
- CEDOC
- Texto
O Módulo I de seis módulos formativos do curso de Formação Continuada de Secretárias/os de Educação e Equipes Técnicas de Secretarias de Educação, no âmbito do Programa Escola em Tempo Integral (ETI), aborda as bases do ordenamento jurídico, a partir da Constituição de 1988, que regulamentam o direito à educação integral em tempo integral. Também são discut...
Resolução CNE/CEB Nº 3 - 8 de abril de 2025 Institui as diretrizes operacionais nacionais para a educação de jovens e adultos – EJA
- 2025
- CEDOC
- Texto
Esta resolução institui as diretrizes operacionais nacionais para a educação de jovens e adultos (EJA), visando garantir o direito à educação de jovens, adultos e idosos. Ela define a EJA como uma modalidade de ensino que abrange o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, propondo formas diversificadas de organização curricular, respeitando a diversidade cultur...
Ataques em escolas e o discurso de ódio entre jovens: impactos e reflexões
- 2025
- CEDOC
- Texto
Na historiografia da violência, os registros de ataques às escolas eram episódios fortuitos. Contudo, constata-se um aumento progressivo desse tipo de violência a partir de 2017, resultando em 49 ataques. Pesquisar sobre esses atentados cometidos por jovens requer compreensão das distintas dimensões da violência na escola, incluindo a relação entre o discurs...
Institui o Programa Mais Professores para o Brasil
- 2025
- CEDOC
- Texto
O Decreto nº 12.358, de 14 de janeiro de 2025, institui o Programa Mais Professores para o Brasil, com a finalidade de promover a valorização e a qualificação do magistério da educação básica e incentivar a docência no país. O programa é fundamentado em princípios como a melhoria da qualidade da educação, cooperação entre entes federativos e superação das de...
Transversalidade de crianças e adolescentes nas políticas públicas, no plano e no orçamento: guia prático para gestoras e gestores públicos
- 2025
- CEDOC
- Texto
O guia prático para gestoras e gestores públicos aborda a importância da transversalidade de crianças e adolescentes nas políticas públicas, no planejamento e no orçamento. Focado na interseccionalidade e na transversalidade, o material oferece conceitos e práticas para integrar estas questões ao Plano Plurianual (PPA) e ao orçamento público, além de trazer ...