PALAVRA-CHAVE BUSCADA
6 resultados encontradosTipo de Documento
ITENS DO OBSERVATÓRIO
Transferencias directas a escuelas: reflexiones sobre prácticas en América Latina
- 2016
- CEDOC
Esta publicação reúne comunicações apresentadas no Seminário “Programas de Subvención Escolar en América Latina: experiencia acumulada y transformaciones”, realizado em Honduras, 2015. Com foco nas experiências da América Latina, o seminário refletiu sobre os programas de subsídio escolar, recursos financeiros, gestão da educação pública para as escolas, aut...
Orientações para implementação da política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva
- 2015
- CEDOC
Há um conjunto de documentos – notas técnicas e pareceres, decretos e resoluções que auxiliam na efetivação dos compromissos estabelecidos pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Estes documentos estão disponíveis neste caderno, organizado para auxiliar e subsidiar as discussões, ações e o controle social das políticas públicas voltada...
Monitoring and evaluation: how will we know what we have done?
- 2015
- CEDOC
Esta publicação é a sexta de uma série de seis materiais de planejamento educacional sobre a promoção da segurança, resistência e coesão social por meio da educação. Este volume discute como monitoramento e avaliação são essenciais para saber se um setor de educação está sendo implementado ou não. Estes fatores ajudam os Ministérios da Educação a refletir e ...
Relatório do estudo analítico sobre as políticas públicas da gestão democrática do ensino público na Educação Básica - Produto II
- 2014
- CEDOC
Este relatório apresenta estudo analítico sobre as políticas públicas da gestão democrática do ensino público na Educação , de forma a subsidiar o CNE na elaboração das Diretrizes Gerais sobre a gestão democrática do ensino público. Conforme exigências dos órgãos solicitantes – CNE e UNESCO, este documento busca analisar as políticas públicas da gestão democ...
Educação inclusiva: a escola
- 2004
- CEDOC
O material intitulado "Educação inclusiva: a escola " faz parte dos Referenciais do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade que abordam o planejamento da gestão da educação. Os textos apresentam a gestão sob diferentes enfoques: o papel do município, o papel da escola e o papel da família, desenvolvidos a partir de uma fundamentação filosófica que...
Mapeamento da descentralização da educação brasileira nas redes estaduais de ensino fundamental
- 10/1999
- CEDOC
O estudo objetiva mapear a descentralização da educação, a partir das redes estaduais do ensino fundamental, segundo três eixos de análise: 1º) a implantação de estruturas de gestão colegiada; 2º) os mecanismos de gestão para o provimento do cargo de diretor escolar; e 3º) os instrumentos de planejamento escolar.