A pesquisa faz um diálogo entre os estudos decoloniais, a afrodescendência nas artes visuais e a educação, considerando as insurgências de obras artísticas que discutem questões étnico-raciais geradas na colonização. Partindo de uma sensibilidade que denuncia histórias silenciadas da afrodescendência, aprofunda-se a obra de Arjan Martins, Ayrson Heráclito e Rosana Paulino, artistas afro-brasileiros e teóricos da arte e negritude. Discute-se ações efetivas na aplicabilidade da lei 10.639/2003.
Sensibilidades decoloniais da afrodescendência: conflitos e desestabilizações como práticas antirracistas no ensino de arte
Resumo
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Sobre o documento
- Data de publicação: 2019
- Autor(es): Rodrigues, Marcelino Euzebio
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - UERJ (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8295349#
- Data de Acesso à Fonte: 23/09/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Tese
- Tamanho: 219 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados