O aprendizado da linguagem escrita é um desafio apontado nas avaliações educacionais, como o Ideb. Figura como agravante a medicalização da educação, com atribuição de rótulos de “doenças do não aprender” aos alunos e com a transformação de questões sociais em questões individuais. Os dados desvelaram que a atribuição de rótulos às crianças em processo de apropriação da escrita contribui para a incorporação de um sentimento de incapacidade, resultando em uma relação negativa com o aprendizado.
Como os processos de medicalização respondem às políticas públicas e avaliações externas: um olhar a partir do discurso de uma escola de alto Ideb
Resumo
ATENÇÃO
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Sobre o documento
- Data de publicação: 2019
- Autor(es): Garcia, Amanda Trindade
- Local de publicação: Marília
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESP - Marília (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.unesp.br/handle/11449/181667
- Data de Acesso à Fonte: 29/11/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 116 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados