A pesquisa tem por objetivo compreender e analisar os usos do smartphone com acesso à Internet no interior de uma escola púbica de Ensino Médio do estado de São Paulo e identificar quais seus desdobramentos na relação entre os jovens e seus pares e os jovens e os adultos. Os resultados mostram que os estudantes desenvolveram práticas perspicazes para usar smartphones e Internet na sala de aula, tanto individual quanto coletivamente, gerando tensões e fomentando "fofocas" como forma de relação social e exercício de poder. Além disso, foram observadas incivilidades e críticas à autoridade docente tradicional, embora sem conflitos explícitos.
O uso do smartphone e da internet nos territórios do mundo escolar por jovens-estudantes do Ensino Médio: acordos subentendidos, incivilidades e tensões
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 2023
- Autor(es): Alves, Guilherme Wilson Furlan Matos
- Local de publicação: Ribeirão Preto
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - USP - Ribeirão Preto (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-18102023-161528/publico/GuilhermeWilsonFurlanMatosAlves_corrigida.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 14/02/2025
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 95 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados