Este artigo investiga o impacto dos smartphones no ambiente escolar, com base em uma pesquisa realizada com uma professora de Língua Portuguesa, uma coordenadora pedagógica e uma estudante de uma Escola Cidadã Integral Estadual no sertão da Paraíba. A partir das percepções sobre o uso dos smartphones como ferramentas pedagógicas e seus desafios na sala de aula, a pesquisa aponta a necessidade de estratégias eficazes para equilibrar as vantagens pedagógicas e minimizar os efeitos negativos, promovendo um uso consciente e produtivo da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem.
O dilema dos smartphones em sala de aula entre ferramentas de aprendizado e barreiras cognitivas
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Oliveira, Maria Célia Alves de
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Arche Editora (Editora)
- Identificadores: ISSN 2675-3375
- Fonte: Abre em uma nova guia https://periodicorease.pro.br/rease/about
- Data de Acesso à Fonte: 13/02/2025
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 11 páginas
- Edição: Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. Volume 11, Número 1
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados