Dissertação

O ensino de História e a Lei 10.639/2003: uma experiência de ensino de mitologia Iorubá na Educação de Jovens e Adultos na modalidade educação cidadã no município de Canoas/RS

Resumo

A pesquisa apresenta uma proposta pedagógica de aula de história em Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), influenciada pelas teorias decolonial e multiculturalista, sobre mitologia africana, para os discentes de uma turma da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (8° e 9° ano), possibilidade amparada legalmente pela Lei 10.639/03. O estudo mostra que práticas pedagógicas de caráter decolonial, que valorizem a diversidade cultural e étnico-racial, desconstruam estereótipo e apresentem outros paradigmas de outros modelos civilizatórios, colaboram na desconstrução de ideias e valores de caráter etnocêntricos.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2022
  • Autor(es): Silva, Rafael José Silva da
  • Local de publicação: Porto Alegre
  • Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - UFRGS (Editora)
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://lume.ufrgs.br/handle/10183/254898
  • Data de Acesso à Fonte: 14/08/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Dissertação
  • Tamanho: 109 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual