A pesquisa apresenta uma proposta pedagógica de aula de história em Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), influenciada pelas teorias decolonial e multiculturalista, sobre mitologia africana, para os discentes de uma turma da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (8° e 9° ano), possibilidade amparada legalmente pela Lei 10.639/03. O estudo mostra que práticas pedagógicas de caráter decolonial, que valorizem a diversidade cultural e étnico-racial, desconstruam estereótipo e apresentem outros paradigmas de outros modelos civilizatórios, colaboram na desconstrução de ideias e valores de caráter etnocêntricos.
O ensino de História e a Lei 10.639/2003: uma experiência de ensino de mitologia Iorubá na Educação de Jovens e Adultos na modalidade educação cidadã no município de Canoas/RS
Resumo
Composiçao(in)
Lei 10.639/03: a atuação das Secretarias Municipais de Educação no ensino de História e Cultura Africana e Afrobrasileira
Composiçao(in)
A Lei 10.639/03 e a prática docente de História na Educação Básica
Composiçao(in)
Caminhos para uma Educação Antirracista | Guia de atividades
Composiçao(in)
A boniteza da implementação da Lei 10.639/03 no ensino de química esperançando criticamente superar os estigmas étnico-raciais do ambiente escolar
Composiçao(in)
Lei 10.639/03: a atuação das Secretarias Municipais de Educação no ensino de História e Cultura Africana e Afrobrasileira
Composiçao(in)
A Lei 10.639/03 e a prática docente de História na Educação Básica
Composiçao(in)
Caminhos para uma Educação Antirracista | Guia de atividades
Composiçao(in)
A boniteza da implementação da Lei 10.639/03 no ensino de química esperançando criticamente superar os estigmas étnico-raciais do ambiente escolar
Sobre o documento
- Data de publicação: 2022
- Autor(es): Silva, Rafael José Silva da
- Local de publicação: Porto Alegre
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - UFRGS (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://lume.ufrgs.br/handle/10183/254898
- Data de Acesso à Fonte: 14/08/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 109 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual