Este estudo analisa as características da liderança escolar no Brasil e no Chile, com base na pesquisa Práticas de Gestão, Liderança Educativa e Qualidade da Educação (PGLEQE), nos estados de Espírito Santo e Piauí, e de um estudo similar realizado no Chile. A análise foca na comparação de perfis, práticas de liderança, preocupações e contingências enfrentadas por diretores e diretoras em ambos os países. Os resultados mostram diferentes abordagens nas políticas de liderança: o Brasil com ênfase em uma liderança distribuída e democrática, enquanto o Chile se direciona a uma profissionalização progressiva da função diretiva.
Liderança escolar no Brasil e no Chile: uma visão exploratória comparativa
Resumo
Sobre o documento
- Título original: Liderazgo escolar en Brasil y Chile: una mirada comparada exploratoria
- Data de publicação: 2024
- Autor(es): Muñoz, Gonzalo | Weinstein, José | Álvarez, Nicolás
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Cidade de São Paulo (Editora)
- Identificadores: ISSN 1982-8632
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 25 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual