Artigo

Liderança escolar no Brasil e no Chile: uma visão exploratória comparativa

Resumo

Este estudo analisa as características da liderança escolar no Brasil e no Chile, com base na pesquisa Práticas de Gestão, Liderança Educativa e Qualidade da Educação (PGLEQE), nos estados de Espírito Santo e Piauí, e de um estudo similar realizado no Chile. A análise foca na comparação de perfis, práticas de liderança, preocupações e contingências enfrentadas por diretores e diretoras em ambos os países. Os resultados mostram diferentes abordagens nas políticas de liderança: o Brasil com ênfase em uma liderança distribuída e democrática, enquanto o Chile se direciona a uma profissionalização progressiva da função diretiva.


Sobre o documento

  • Título original: Liderazgo escolar en Brasil y Chile: una mirada comparada exploratoria
  • Data de publicação: 2024
  • Autor(es): Muñoz, Gonzalo | Weinstein, José | Álvarez, Nicolás
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Cidade de São Paulo (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1982-8632
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 25 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual