O artigo tem por objetivo discutir sobre os significados conferidos a uma boa liderança, a uma boa organização e administração escolar e à sua eventual relação com os resultados escolares, de modo a compreender quais as tensões que este processo avaliativo comporta no plano das configurações e das práticas organizacionais das diferentes escolas analisadas, a partir da análise crítica aos Relatórios de Avaliação Externa das Escolas. O estudo ainda questiona se este processo não constituirá uma espécie de “missionarismo gestionário”, que subverte as lógicas de decisão autônoma e democrática das escolas.
Estilos de liderança e escola democrática
Resumo
Composiçao(in)
Revista Lusófona de Educação - Número 14
Composiçao(in)
Liderança escolar no Brasil e no Chile: uma visão exploratória comparativa
Composiçao(in)
Associações diretas e indiretas entre liderança do diretor, clima e resultados acadêmicos no Ensino Médio
Derivaçao
Configurações culturais e o processo de construção da gestão democrática numa escola secundária
Composiçao(in)
Revista Lusófona de Educação - Número 14
Composiçao(in)
Liderança escolar no Brasil e no Chile: uma visão exploratória comparativa
Composiçao(in)
Associações diretas e indiretas entre liderança do diretor, clima e resultados acadêmicos no Ensino Médio
Derivaçao
Configurações culturais e o processo de construção da gestão democrática numa escola secundária
Sobre o documento
- Data de publicação: 2009
- Autor(es): Torres , Leonor Maria de Lima | Palhares, José
- Local de publicação: Lisboa
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Editora)
- Identificadores: ISSN 1645-7250
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.pt/pdf/rle/n14/n14a06.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 21/06/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 23 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial