Artigo

Estilos de liderança e escola democrática

Resumo

O artigo tem por objetivo discutir sobre os significados conferidos a uma boa liderança, a uma boa organização e administração escolar e à sua eventual relação com os resultados escolares, de modo a compreender quais as tensões que este processo avaliativo comporta no plano das configurações e das práticas organizacionais das diferentes escolas analisadas, a partir da análise crítica aos Relatórios de Avaliação Externa das Escolas. O estudo ainda questiona se este processo não constituirá uma espécie de “missionarismo gestionário”, que subverte as lógicas de decisão autônoma e democrática das escolas.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2009
  • Autor(es): Torres , Leonor Maria de Lima | Palhares, José
  • Local de publicação: Lisboa
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1645-7250
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.pt/pdf/rle/n14/n14a06.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 21/06/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 23 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial