O artigo busca analisar a evolução do modelo de gestão democrática (1974-2000) desenvolvido/adotado numa escola secundária centenária em Portugal, em articulação com as especificidades culturais e simbólicas historicamente construídas por via das práticas dos professores. Ao considerar os condicionantes culturais como fatores de recontextualização do processo de implementação da gestão democrática, foi possível construir um estudo com enfoque analítico e compreensivo sobre as dinâmicas desta organização escolar.
Configurações culturais e o processo de construção da gestão democrática numa escola secundária
Resumo
Composiçao(in)
Revista Portuguesa de Educação
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Fraternidade: uma categoria política na construção da gestão democrática da e na educação
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Fraternidade: uma categoria política na construção da gestão democrática da e na educação
Sobre o documento
- Data de publicação: 2005
- Autor(es): Torres , Leonor Maria de Lima
- Local de publicação: Braga
- Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Minho (Editora)
- Identificadores: ISSN 0871-9187
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.pt/pdf/rpe/v18n2/v18n2a04.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 21/06/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 36 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-ND - Atribuição/NãoComercial/SemDerivações