Este artigo investiga as associações entre diferentes conjuntos de práticas de liderança do diretor, dimensões do clima escolar e os resultados acadêmicos de estudantes do 3º ano do Ensino Médio em duas redes estaduais de ensino. Os resultados indicam que as práticas de liderança do diretor apresentam importantes associações com a dimensão acadêmica e relacional do clima escolar. No entanto, somente a dimensão acadêmica se associa positiva e consistentemente com os resultados acadêmicos. As associações diretas entre as práticas de liderança do diretor e os resultados acadêmicos foram consistentemente positivas e pequenas.
Associações diretas e indiretas entre liderança do diretor, clima e resultados acadêmicos no Ensino Médio
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2024
- Autor(es): Franklin, Hiago César | Andrade, Felipe | Koslinski, Mariane Campelo
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Cidade de São Paulo (Editora)
- Identificadores: ISSN 1982-8632
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 24 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual