O artigo aborda o tema da Gestão Democrática do Ensino Público no Brasil e tem por objetivo identificar como os sistemas de ensino dos estados, do Distrito Federal e dos municípios das capitais organizaram-se para responder ao ordenamento constitucional que estabeleceu a gestão democrática como princípio do ensino público e em que níveis adaptaram suas legislações e normas, sua estrutura administrativa e seu funcionamento às demandas por participação. O estudo mostra que a gestão democrática é adotada pelo Estado para alcançar seus objetivos estratégicos e que a forte participação da sociedade é patrocinada por um Estado fortemente marcado por ordenamentos patrimonialistas.
Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil
Resumo
Composiçao(in)
Educação & Sociedade
Composiçao(in)
Participação na gestão democrática: a percepção dos secretários escolares da rede pública estadual - um olhar para Rondonópolis
Composiçao(in)
Gestão democrática: participação docente na gestão do currículo do Ensino Médio Integrado
Composiçao(in)
A pesquisa sobre gestão democrática na escola básica no período de (2018-2021): estudo de teses e dissertações publicadas na BDTD
Composiçao(in)
Educação & Sociedade
Composiçao(in)
Participação na gestão democrática: a percepção dos secretários escolares da rede pública estadual - um olhar para Rondonópolis
Composiçao(in)
Gestão democrática: participação docente na gestão do currículo do Ensino Médio Integrado
Composiçao(in)
A pesquisa sobre gestão democrática na escola básica no período de (2018-2021): estudo de teses e dissertações publicadas na BDTD
Sobre o documento
- Data de publicação: 08/2001
- Autor(es): Mendonça, Erasto Fortes
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudos Educação e Sociedade (Editora)
- Identificadores: ISSN 1678-4626
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/es/a/dxChfBYZjdfgPRc3v3wYZXS/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 21/06/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 25 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial