Artigo

Escolha curricular como problema filosófico: uma análise crítica das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio

Resumo

O texto apresenta uma reflexão sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2013), com especial atenção para uma tema que figura como uma fonte inesgotável de tensões e problemas: os princípios e critérios de escolha de e “programas de estudo” para esse segmento da escolaridade. O autor busca analisar criticamente, em diálogo com o pensamento político e educacional de Arendt e Rancière, dois aspectos centrais dessa discussão empreendida pelas DCN: a suposta centralidade dos jovens nos processos educativos e a natureza dos compromissos da escola para com a superação das desigualdades socioeconômicas.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2019
  • Autor(es): Carvalho, José Sérgio Fonseca de
  • Local de publicação: Belo Horizonte
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da UFMG (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0102-4698
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/edur/a/mT7F93sQ8c4FT8YdB5GdYjs/?format=pdf&lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 30/08/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 23 páginas
  • Edição: Volume 19; Número 58
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição