O texto apresenta uma reflexão sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2013), com especial atenção para uma tema que figura como uma fonte inesgotável de tensões e problemas: os princípios e critérios de escolha de e “programas de estudo” para esse segmento da escolaridade. O autor busca analisar criticamente, em diálogo com o pensamento político e educacional de Arendt e Rancière, dois aspectos centrais dessa discussão empreendida pelas DCN: a suposta centralidade dos jovens nos processos educativos e a natureza dos compromissos da escola para com a superação das desigualdades socioeconômicas.
Escolha curricular como problema filosófico: uma análise crítica das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio
Resumo
Composiçao(in)
Jovens, Ensino Médio e politecnia: possibilidades diante das novas diretrizes curriculares nacionais
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O Ensino Médio e as novas diretrizes curriculares nacionais: entre recorrências e novas inquietações
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As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e as proposições sobre trabalho, ciência, tecnologia e cultura - reflexões necessárias
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Jovens, Ensino Médio e politecnia: possibilidades diante das novas diretrizes curriculares nacionais
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O Ensino Médio e as novas diretrizes curriculares nacionais: entre recorrências e novas inquietações
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As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e as proposições sobre trabalho, ciência, tecnologia e cultura - reflexões necessárias
Sobre o documento
- Data de publicação: 2019
- Autor(es): Carvalho, José Sérgio Fonseca de
- Local de publicação: Belo Horizonte
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da UFMG (Editora)
- Identificadores: ISSN 0102-4698
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/edur/a/mT7F93sQ8c4FT8YdB5GdYjs/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 30/08/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 23 páginas
- Edição: Volume 19; Número 58
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição