A publicação analisa desenhos de políticas públicas sobre formação continuada de professores para a educação inclusiva em oito casos no Brasil e no mundo. São apresentadas políticas, práticas e estruturas organizacionais criadas para a implementação da formação continuada para a educação inclusiva em Buenos Aires (Argentina), Maracanaú (Ceará), Pinhais (Paraná) e Santos (São Paulo), no Brasil, Glasgow (Escócia), Comunidade Autônoma Valenciana (Espanha), Portugal e Uruguai. Os locais foram escolhidos por sua diversidade de modelos de gestão e riquezas de perspectivas e porque são ou estão em países signatários da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU). Os casos são abordados como políticas públicas que, analisadas em conjunto, contribuem para o planejamento, monitoramento e avaliação de processos formativos que podem apoiar o trabalho dos professores e o projeto de uma educação inclusiva na escola e na rede de ensino às quais pertencem.
Educação inclusiva e a formação continuada de professores: aprendizados nacionais e internacionais - Relatório executivo (PDF acessível)
Resumo
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#MECAoVivo | Seminário 30 anos da Declaração de Salamanca | Audiodescrição
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Educação inclusiva e a formação continuada de professores: aprendizados nacionais e internacionais - Relatório executivo (versão em audiolivro)
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Políticas públicas e formação continuada de professores para a Educação Inclusiva - Relatório da investigação
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Sobre o documento
- Data de publicação: 2024
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Instituto Alana (Autora) | Representação da UNESCO no Brasil (Autora) | (Organizadora)
- Identificadores: ISBN 978-65-88653-30-2
- Fonte: Abre em uma nova guia https://alana.org.br/wp-content/uploads/2024/09/Formacao_Ed_Inclusiva_RelatorioAcessivel.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 19/09/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Relatório
- Tamanho: 133 páginas
- Tipo Licença: CC BY-SA - Atribuição/CompartilhaIgual